Alimentação Saudável

Chegou a versão saudável das coxinhas de frango que todos esperávamos

É uma variante mais leve e nutritiva do tradicional salgado, perfeita para quem quer fazer uma alimentação fit sem cortar no sabor.
A coxinha de frango que não vai querer parar de comer.

A coxinha de frango é um dos salgados mais famosos e muitos acham que foi no Brasil que a receita foi inventada, mas talvez não seja bem assim. Há um mito que defende que não é nem portuguesa, nem brasileira, mas sim francesa.

A primeira referência ao salgado aparece no livro do chef francês Marie-Antoine Carême, conhecido como o “rei dos chef’s”. A publicação de 1844 fala do croquette de poulet — um croquete de frango moldado em forma de pêra. Acredita-se que pouco tempo depois, o prato atravessou o oceano na mala dos imigrantes que rumaram ao Brasil, onde se tornou um dos alimentos mais consumidos.

Mas seja qual for a sua origem, é um petisco muito pedido em qualquer parte. Pode comê-lo ao lanche, durante o dia, ou apenas quando lhe apetecer petiscar qualquer coisa. O problema é que apesar de pequeno, é bastante calórico.

Ainda assim, se quiser manter uma alimentação saudável, sem deixar de lado esta gulodice, sugerimos uma versão fit: uma coxinha com batata-doce. Apesar de não ser a receita original, a proposta de Bianca Tavares é igualmente saborosa e ainda mais nutritiva.

Do que precisa:

— 500g de batata-doce cozida e amassada
— 1 ovo
— 2 colheres de sopa de farinha de aveia, linhaça ou amêndoas
— sal a gosto
— pimenta a gosto
— 300 gramas de frango desfiado cozido e temperado a gosto
— óleo para fritar (opcional)

Como se faz:

Numa taça, misture a batata-doce amassada, o ovo, a farinha que escolheu, o sal e a pimenta, até formar uma massa homogénea. Se achar que está muito seca, acrescente água aos poucos, até alcançar o ponto desejado.

A seguir, divida a massa em porções iguais e molde as coxinhas. Recheie cada parte com o frango desfiado e temperado. Asse no formo pré-aquecido a 180 graus, durante 20 minutos, ou até dourarem. Depois é só servir e comer.

Carregue na galeria e conheça algumas sugestões de sopas saudáveis perfeitas para acompanhar estas cozinhas de frango fit.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT