Alimentação Saudável

Comece o ano de forma saudável com esta maravilhosa sopa detox de couve-flor e canela

Depois do Natal e Passagem de Ano chega a altura de retomar a alimentação saudável e ver-se livre de todas as gorduras a mais.
Esta sopa tem canela.

Detox, reset ou compensação. Podemos chamar-lhe o que quisermos, mas a verdade após um série de dias em que nos podemos permitir comer um pouco mais, devemos fazê-lo. Nas festas de final de ano, normalmente, é quando exageramos nas escolhas menos saudáveis e esquecemos por completo a balança.

Para compensar os excesso, a seguir devem existir dias em que comemos menos ou que damos preferência à escolha de produtos mais íntegros e autênticos, menos calóricos. A  alimentação mais saudável e equilibrada deve-se tornar-se norma nos dias e semanas seguintes.

O detox, do ponto de vista matemático, ajuda-nos a equilibrar a média de consumos calóricos, minimizando o impacto do excesso cometidos. Já do ponto de vista motivacional acaba por funcionar como um incentivo. “Este incentivo concede-nos a sensação de controlo e de rédeas da situação, evitando a questão do perdido por cem perdido por mil que nos leva a criar a sensação de bola de neve”, explica a nutricionista Lillian Barros à NiT.

Contudo, “qualquer regime ou dieta, sobretudo se for mais restritiva no que toca a calorias ou que possa limitar o consumo de um ou mais grupos alimentares, deve ser orientada, controlada e limitada no tempo”, adverte a nutricionista. 

Existem formas de conseguir regular o seu organismo e o apetite, fazendo com que a sua alimentação volte ao normal: através do detox. Pode durar apenas dois ou três dias, mas faz verdadeiras maravilhas pelo nosso corpo e saúde.

Esta receita de sopa de couve-flor e canela é da nutricionista Lillian Barros, autora do blogue “Santa Melancia”, e pode ser uma excelente opção para os dias a seguir à Passagem de Ano.

Do que precisa

— 1 couve-flor e meia

— 1 cebola

— 2 colheres de sopa de azeite virgem extra

— canela em pó q. b.

— sal q. b.

— água

— 1 pau de canela de Ceilão

Como se faz

Numa panela coloque a cebola laminada juntamente com o azeite e o pau de canela (pode colocar um segundo pau de canela se gostar deste sabor mais intenso). Deixe cozinhar e alourar a cebola em lume médio. Junte a couve flor cortada em pequenos floretes e envolva.

Cubra os legumes com água e deixe ferver durante cerca de 30 minutos. Depois de cozinhados, retire os paus de canela, triture com a varinha mágica — está pronta a servir.

Carregue na galeria para conhecer outras sete receitas da nutricionista Lillian Barros que deve experimentar se procura opções saudáveis.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT