Alimentação Saudável

Comida de conforto nutritiva, barata e fácil de preparar? Frango guisado com cogumelos

A chuva, o frio e o mau tempo pedem receitas cheias de sabor, que aqueçam o corpo e que se façam depressa.
Muito colorido e rico.

Nos dias frios, com chuva e vento, só queremos ficar em casa a ver filmes e a comer pipocas sentados no sofá e debaixo de uma manta bem quente. A vontade de nos mexermos é pouca ou nenhuma, sobretudo quando sentimos os pés e as mãos gelados, mesmo que a roupa que temos vestido seja quente. Se é o que lhe tem acontecido, temos a solução perfeita para si.

Encontrámos uma receita perfeita que é uma espécie de três em um: aquece, é nutritiva e prepara-se rapidamente. O melhor? Garantimos que irá sentir-se bem mais confortável depois de comer este guisado de legumes com frangos e cogumelos. A receita criada por Sandra Nereu, autora do “Panelinha de Sabores”, é mesmo um daqueles pratos de conforto que apetecem nos dias frios.

Esqueça a ideia de que os guisados são comida de segunda. Cozinhar o peixe, a carne ou os legumes de forma lenta e gradual é uma das preparações que mais respeita os nutrientes dos alimentos (e é também uma das mais saudáveis). Super versátil, pode adaptar a receita da forma que preferir, com os ingredientes que tiver à mão. Mais prático e saboroso, será difícil.

Como dispensa a utilização de gorduras, este prato tem poucas calorias. O segredo está, então, na sua confeção. “É certo que às vezes há um ou outro ingrediente que pode ficar demasiado cozinhado, é preciso ter atenção ao que escolhemos”, realça a responsável pela receita.

Do que precisa

— 1 cebola
— 2 dentes de alho
— 1 cenoura
— 1 batata doce média ou 2 batatas comuns
— 1 curgete pequena
— 2 talos de aipo
— 2 peitos de frango pequenos
— meia lata de tomate em pedaços (200 gramas)
— 4 cogumelos
— sal
— salsa
— 1 colher de chá de pimentão doce
— 1 colher de sopa de amido de milho (opcional)
— 1 colher de sopa de azeite

Como se faz

Comece por picar a cebola e o alho. Parta as cenouras e aipo em rodelas, a curgete em meias luas, a batata e o frango em pequenos cubos. Lamine, depois, os cogumelos e pique salsa.

Colocar, de seguida, todos os ingredientes num tacho largo, à exceção do amido e do azeite e regue com 150 mililitros de água. Leve ao lume médio e, deixe ferver por 15 minutos, mexendo ocasionalmente. Ao fim deste tempo, dilua o amido em 80 mililitros de água, adicione o azeite e verta tudo no taxo, deixando fervendo novamente. No fim, sirva imediatamente com salsa picada.

Carregue na galeria para descobrir dez receitas de tartes doces e saudáveis para experimentar nos próximos tempos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT