« Como o género e a idade podem afetar os benefícios de fazer jejum intermitente

Faça um detox para perder peso depressa

Quando se fala em dietas para perda de peso rápida, há quase sempre uma grande restrição calórica. É claro que para existir uma perda de peso saudável, ou seja, uma diminuição da massa gorda, é necessário haver uma diminuição da ingestão calórica total diária. Porém, o objetivo é que não seja superior ao desgaste energético.

O que acontece quando restringimos a ingestão calórica é que obrigamos o nosso corpo a usar reservas que já estão no nosso organismo, para obter energia e executar as funções necessárias.

Para este tipo de objetivo é possível continuar a fazer refeições completas, isto é, com um prato nutricionalmente equilibrado que seja composto por todos os macronutrientes (proteína, gordura e hidratos de carbono) e também os micronutrientes (vitaminas e minerais).

"Mas quando este tipo de restrição é feita através da ingestão de alimentos ricos apenas num único macronutriente como, por exemplo, hidratos de carbono, não é um bom princípio. Um método habitual são os sumos e eles permitem realmente que a pessoa esteja em défice calórico e perca peso. Contudo, vai estar a fazê-lo de forma muito pouco saudável, estando neste caso maioritariamente em carência de proteína e gordura", alerta à NiT a especialista.

Além disso, este tipo de estratégias não resultam a longo prazo. É um método que vai fazer com que volte à dieta que tinha anteriormente sem qualquer tipo de orientação. Não se esqueça disto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT