Alimentação Saudável

Costuma adicionar sal à comida já cozinhada? É um hábito que lhe pode tirar anos de vida

Quem o diz é um estudo publicado no European Heart Journal. É uma notícia que ninguém queria ouvir.
Péssimas notícias.

Não há nada pior do que comer uma garfada daquele prato que perdemos tanto tempo a cozinhar e perceber que nos esquecemos do mais importante: o sal. Ninguém gosta de comida insonsa, por isso, o primeiro impulso é pegar no saleiro para tentar salvar os estragos.

Se é uma dessas pessoas, temos más notícias: adicionar sal à comida depois de cozinhada pode tirar-lhe anos de vida. Não somos nós que o dizemos — é um estudo publicado no European Heart Journal, desenvolvido ao longo de quase uma década.

Quem adiciona sal à comida confecionada durante as refeições pode ter menos anos de vida do os que conseguem tolerar comida sem sal, revela o estudo. Para sermos mais precisos, o risco de morrer prematuramente é 28 por cento maior.

A investigação revela ainda que adicionar sal aos pratos já prontos pode reduzir até dois anos a esperança de vida dos homens na faixa etária dos 50 e até um ano e meio das mulheres na mesma idade.

“O nosso estudo é o primeiro a avaliar a relação entre a adição de sal aos alimentos e a morte prematura”, refere Lu Qi, autor do estudo, citado pelo “The Guardian”. Acrescenta também que este é um comportamento alimentar bastante comum e que está “diretamente relacionado com a preferência a longo prazo de um indivíduo por alimentos com sabor a sal e a sua ingestão habitual”. 

Para chegar a estas conclusões, o estudo baseou-se em pesquisas que envolveram mais de 500 mil britânicos de meia-idade, que foram acompanhados durante cerca de nove anos. As pessoas que participaram no estudo entre 2006 e 2010 responderam a um inquérito sobre a regularidade e a quantidade de sal que adicionavam à comida.

Ao comparar as respostas, perceberam, perceberam que os que o faziam tinham uma probabilidade 28 por cento maior de perderem anos de vida.

Aproveite e carregue na galeria para encontrar várias receitas que se adequam a diferentes dietas — gluten free, low carb ou vegetarianas — que pode preparar facilmente para almoços saudáveis e nutritivos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT