Alimentação Saudável
Por causa de um jogo do Benfica, D8 perdeu uma aposta (e também 20 quilos)
Mudou de estilo de vida nos últimos anos e, através do Healthy Market Cascais, quer ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo.

É mais conhecido como D8.
O Sport Lisboa e Benfica foi afastado da Liga dos Campeões ao perder na Alemanha com o Borussia Dortmund por 4-0, num jogo da segunda mão dos oitavos de final, em fevereiro de 2017. Embora o clube tenha perdido qualquer oportunidade de se sagrar campeão nesta competição, Diogo Valente — que ficou conhecido como D8 no programa de música da SIC, “Factor X” — ganhou um novo estilo de vida.
Uma coisa parece não ter a ver com a outra mas a verdade é que tem tudo. Nesse dia, por causa da derrota, o mundo saudável ganhou um novo adepto: o rapper português. É que foi durante o jogo que fez uma aposta com a namorada, Theresa Cardoso.
“Se o SLB perder hoje a eliminatória da Liga dos Campeões, vou mudar de vida. Chega de pizza, batatas fritas e doces”, recorda à NiT Diogo.
O jovem de 21 anos, que cresceu e vive em Lisboa, é finalista da licenciatura em Comunicação Empresarial, no Instituto Superior de Comunicação Empresarial (ISCEM). Além disso, foi apresentador do programa “Curto Circuito”, entre setembro de 2017 e março deste ano, transmitido na SIC Radical. À lista de coisas que já fez, junta-se agora mais uma: organizar um mercado de alimentação saudável, o Healthy Market Cascais, que vai acontecer na FIARTIL, no Estoril.

Perdeu peso e ganhou massa muscular.
Sem aquela aposta, muito provavelmente, este evento não existiria. O ainda rapper recorda que o desporto era muito pouco valorizado na sua vida. Enquanto estudante, a maior parte do seu tempo era em frente a um computador e nunca numa passadeira ou outra máquina de ginásio. No que diz respeito à alimentação, a fast food era a sua principal fonte de energia. “Batatas fritas, pizza, hambúrguer e doces em grande quantidade” eram a escolha mais comum.
Depois de ter perdido a aposta, Diogo inscreveu-se no Fitness Hut de Oeiras. Começou a treinar frequentemente e foi no ginásio que descobriu uma preciosa ajuda: Tiago Rebelo. O jovem de 20 anos, que é licenciado em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa, deu dicas a D8 nos treinos mas também na alimentação.
“Foi preciso fazê-lo entender que ser saudável não se resume só a comer batatas, arroz e frango”, conta à NiT Tiago, que sempre esteve ligado ao desporto e aprofundou recentemente o seu conhecimento em exercícios calisténicos (street workout ou, em português, exercícios de rua).

Diogo, à esquerda, e Tiago, à direita.
Rapidamente, Diogo Valente teve a noção de que seria capaz de ultrapassar este desafio, embora soubesse que seria difícil e intenso. E mais: queria provar que é possível qualquer pessoa mudar de estilo de vida. “Basta realmente querer essa experiência”, diz.
Logo nos primeiros treinos percebeu que nem correr sabia e, no fundo, que não tinha preparação física suficiente. Por isso, as dores musculares foram muitas. Atualmente adora treinar e fá-lo regularmente. Além disso, aproveita os tempos livres para fazer competições saudáveis com os amigos.
“Combinamos ver quem chega primeiro ou quem faz um determinado exercício em menos tempo. Adoramos desafios, nem que seja fazer apenas uma corrida”, revela.
No que diz respeito à alimentação, não foi difícil fazer alterações. Como diz Diogo, mudou “o chip” e focou-se naquilo que tinha para fazer. Os alimentos cheios de açúcar e gordura que ocupavam a despensa e o frigorífico deram lugar a opções mais saudáveis.
“Por exemplo, enquanto antes o meu pequeno-almoço variava apenas entre pão, bolos e torradas, agora é composto por batidos de fruta com aveia e proteína em pó. Quanto às refeições principais, tento sempre privilegiar a proteína e evitar o consumo de hidratos de carbono.”

Durante o processo e agora.
Durante este processo de mudança, que demorou dois anos (entre fevereiro de 2017 e fevereiro de 2019), o rapper perdeu 20 quilos (tinha 85). Não vale a pena ir ao Instagram de Diogo procurar fotografias do “antes”, uma vez que foram eliminadas — também por isso não partilhou imagens dessa altura com a NiT.
O Healthy Market serve agora para consciencializar e ajudar outras pessoas que, tal como ele, querem ser mais saudáveis.
“O estilo de vida deve ser adaptado a cada um de nós e não ao contrário, só assim é possível vivê-lo a longo prazo e foi esta a base para o conceito do evento”, conta Diogo, que está a organizar o mercado juntamente com o amigo, Tiago Rebelo.
Para isso, a iniciativa vai ter um “mural da redenção”, onde os visitantes podem olhar-se ao espelho para perceberem o que mudariam. “Para mim há sempre coisas a melhorar, nunca estou satisfeito, quando me olho ao espelho quero sempre aperfeiçoar mais qualquer coisa”, justifica.

O cartaz oficial.
Durante os dois dias de mercado, 25 e 26 de maio, também vai ser possível treinar num ginásio ao ar livre com acompanhamento de profissionais e assistir a palestras com dicas para otimizar o treino. Poderá, ainda, experimentar desportos de combate no ringue de boxe ou participar nas aulas de dança na zona de step up. Quem gosta de modalidades relaxantes terá uma área mindfulness com iniciativas de ioga, meditação, massagens e terapias alternativas.
Dentro da temática de alimentação saudável, os organizadores desafiam toda a gente a calçar galochas e a ser agricultor na horta bio; ou vestir o avental para entrar em ação na cozinha do evento, onde vão decorrer workshops de culinária.
Além de todas as atividades, vão estar presentes mais de 100 marcas, desde o vestuário à cosmética, passando pela alimentação. A Miolo, a Going Nuts e a Tuga Sox são algumas delas.
“Desde o início que o evento está pensado para qualquer pessoa que tenha a vontade de mudar ou aprofundar os seus hábitos, incluindo profissionais que pretendam renovar os seus conhecimentos.”
O Healthy Market Cascais começa às 9 horas e prolonga-se até às 19 horas. O bilhete pode ser diário (2€) ou para os dois dias (3€). A entrada é gratuita para menores de 12 anos.