Alimentação Saudável

Os melhores chocolates deste Natal segundo a DECO

Mas atenção: no geral, por 100 gramas, os bombons rondam as 500 calorias. Por isso, opte por estes chocolates, mas "com alguma margem de segurança".

Cuidado com as calorias.

Depois de a DECO alertar para não comer os chocolates do calendário do El Corte Inglés, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor revela agora quais são as melhores opções para comprar este Natal. Ainda assim, pede para ter cuidado com as quantidades que come.

“Todo o chocolate que brilha é bom, afirmam os especialistas. E nos bombons submetidos ao nosso olhar e paladar, se não encontrámos la crème de la crème, pouco faltou para o pleno de cinco estrelas”, diz no relatório final.

Numa lista de 15, dez marcas tiveram a classificação de dez estrelas, como o Ferrero Rocher e Mon Cheri. Os restantes cinco ficaram pelas três estrelas. No entanto, segundo a DECO, todos eles são boas opções, devido à sua composição. O teste foi feito com a ajuda do chef especialista em chocolate Nelson Félix.

Contudo, no que toca a calorias, os números são elevados: por 100 gramas, os bombons rondam as 500 calorias. Se pensarmos em unidades, o bombom mais calórico contém 86 calorias e o menos, 28.

Por isso mesmo, a DECO alerta para optar por estes chocolates mas “com alguma margem de segurança”.

Além disso, deve ter atenção ao aspeto dos chocolates (até dos melhores). “Um aspeto esbranquiçado é sinal de oscilações na temperatura. Não deve comprar os bombons e, se o fizer, deve devolvê-los, até para que a empresa que os vendeu possa reclamar ao fornecedor. Não se pode dizer que o produto está estragado, mas está alterado”, explica o chef.

Carregue na imagem e descubra os 15 melhores chocolates para comer ou oferecer neste Natal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT