Alimentação Saudável

A deliciosa e saudável quesadilla de espinafres que o leva ao México sem sair de casa

Leva apenas quatro ingredientes e prepara-se em poucos minutos. É uma daquelas receitas que salvam jantares quando o tempo escasseia.
Depois de as experimentar, não vai querer outra coisa.

Muitos de nós desejamos conhecer o México, um destino com praias idílicas, bom tempo e uma gastronomia original, muito rica em temperos fortes e com muitos legumes. Contudo, uma visita a este país da América do Sul não é propriamente barata e exige, no mínimo, algum planeamento. Felizmente, existem outras formas de descobrir este destino — e sem sair de Portugal. A comida é uma das melhores maneiras de o fazer e propostas irresistíveis não faltam, como as famosas quesadillas.

Já eram consideradas uma iguaria pelos astecas — uma das principais civilizações pré-colombianas que se instalou no do México — embora fossem um pouco diferentes das atuais versões. O interior era recheado com abóbora e eram servidas como uma sobremesa. Mais tarde, depois da chegada dos espanhóis a carne (de vaca ou ovelha) passou a ser o ingrediente principal. Juntaram-lhe queijo e assim nasceu a receita que conhecemos atualmente.

A receita das quesadillas já foi reinventada várias vezes e, atualmente, existem muitas versões saudáveis desta proposta. Sandra Nereu, autora do blogue e “Panelinha de Sabores” partilhou uma variante que se faz-se com apenas quatro ingredientes — e não precisa de ser um mestre da culinária para a apresentar no próximo jantar lá em casa.

Do que precisa

— 1 mão cheia de espinafres
— 40 gramas de queijo mozarela ralado (pode ser sem lactose ou vegan)
— meio tomate médio
— 1 wrap ou piadina (podem ser integrais, de chia, de trigo, entre outros)
— alho em pó q.b.
— azeite para untar (opcional)

Como se faz

Coloque uma frigideira larga (anti-aderente ou untada com azeite) ao lume até ficar quente. Depois, adicione os espinafres e tempere com alho em pó. Quando estes murcharem, polvilhe-os com queijo ralado e tape-os com o wrap. Deixe cozinhar durante dois minutos até que o queijo se derreta e agarre ao wrap. Vire-o com uma espátula (ou com um prato) e coloque o lado oposto na frigideira. Num dos lados coloque rodelas de tomate e depois dobre o wrap ao meio de forma a tapar o tomate ao mesmo tempo que cria uma meia-lua. Para terminar, só precisa de deixar tostar ligeiramente dos dois lados.

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