Alimentação Saudável

A deliciosa tarte vegan com espargos que se faz em apenas 3 passos

Só precisa de sete ingredientes para concluir este processo: misturar, triturar e levar ao forno.
Deliciosa e saudável.

Há muitos milénios, os seres humanos só comiam frutas, legumes e sementes. Aliás, hoje em dia, ainda há muitas pessoas que optam por não consumir nada que tenha origem animal, quer seja por questões ambientais, éticas ou de saúde. A verdade é que a população vegana tem vindo a aumentar bastante ao longo dos últimos anos, principalmente devido à crescente oferta de produtos e receitas vegan,.

No meio de tantas opções na dieta vegetariana ou vegana, existem também pessoas que seguem uma nova ideologia alimentar: o flexitarianismo, que procura o equilíbrio entre esses regimes e a dieta carnívora. E se anteriormente o principal problema era encontrar produtos veganos, hoje essa oferta é muito maior e há até receitas muito saborosas com produtos comuns que facilmente encontramos nos supermercados.

Esta receita é da autoria do blogue “MyIntegralis”, três irmãs que se uniram para promover a alimentação vegetal. A NiT já conversou com as três empreendedoras, que deixaram os empregos para criar um projeto onde as receitas vegan e vegetarianas são as rainhas da cozinha. Pode até parecer complicada, mas garantimos que não o é. Para fazer esta tarte de espargos super saborosa só precisa de sete ingredientes e uns 15 minutos livres na cozinha. 

Do que precisa

— 4 folhas de massa filo retangulares

— 200gr de tofu suave

— 1 colher de sopa de sumo de limão

— 1 colher de chá de tahini

— 280gr de espargos

— q.b. de salsa fresca

— q.b. de sal e pimenta

Como se faz

Pré-aquecer o forno a 140ºC. Num tabuleiro retangular de forno, estender uma folha de massa filo e pincel com água. Colocar por cima outra folha de massa filo e repetir o processo até ficarem as 4 folhas sobreportas. Levar o tabuleiro ao forno durante 5 minutos, até a massa filo começar a cozer e ganhar alguma cor. Entretanto, levar ao lume uma frigideira com azeite e saltear os espargos até ficarem “al dente”.

Colocar numa taça o tofu suave, o sumo de limão, o tahini, a salsa fresca, e o sal e pimenta a gosto e triturar com a varinha mágica. Envolver no creme de tofu cerca de metade dos espargos cortados em rodelas finas e reservar os restantes espargos inteiros.

Espalhar o creme de tofu no tabuleiro com a massa filo, e dispor por cima os espargos inteiros. Pincelar as pontas da massa filo com azeite e decorar a tarde com sementes de sésamo. Levar ao forno por mais 10 minutos antes de servir.

Se precisa de inspiração e receitas para fazer ao longo das várias refeições do dia, carregue na galeria e descubra seis opções muito saudáveis e práticas da “MyIntegralis”, uma para cada altura do dia. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT