Alimentação Saudável

As deliciosas papas de aveia com pera e chocolate no forno que se fazem em 20 minutos

Podem ser servidas ao pequeno-almoço, mas são também um belo lanche. Acima de tudo são super saudáveis.

Quem não prescinde de refeições saudáveis sabe que é sempre boa ideia incluir a aveia nos pratos do dia a dia. Considerada um cereal super nutritivo, já é conhecida entre os adeptos de alimentação saudável por ser uma fonte importante de várias vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes essenciais para a nossa saúde.

Depois, pela sua componente nutritiva que contribui com inúmeros benefícios para o corpo e para a saúde, pode estar presente numa série de dietas (e receitas). Por norma, merece sempre ficar por cima de iogurtes, shakes e até de frutas, mas muitas vezes é em formato de papas que a aveia leva a melhor. 

Na página do Instagram “Manias de uma Dietista” foi publicada uma proposta de papas de aveia, só que com dois extras que as deixam definitivamente mais saborosas: a pera e, o melhor amigo de todas as horas, o chocolate. Dali sai uma miscelânea de nutrientes que vão contribuir para uma refeição tão saudável quanto deliciosa. 

Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, esta receita de papas de aveia com pera e chocolate é muito “simples de fazer”. A proposta pode servir de pequeno-almoço, mas vai valer também a pena se for uma opção de snack a meio da tarde. Para esta versão vai precisar de oito ingredientes. Tome nota do modo de preparação.

Do que precisa

— Duas chávenas de bebida vegetal ou leite (400ml)
— Duas chávenas de flocos de aveia (180g)
— Um ovo
— Dois a três colheres de sopa de mel, xarope de Tamara ou acer
— Uma pêra madura
— Um punhado de pepitas de chocolate negro
— Uma colher de chá de canela em pó
— Uma colher de chá de fermento

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 180°C. Enquanto isso, comece por untar o tabuleiro com óleo de coco. Num recipiente grande (uma taça, por exemplo) misture os flocos de aveia com o fermento, a canela e as pepitas de chocolate. Noutra taça misture a bebida vegetal ou leite com o adoçante natural e o ovo. Depois, adicione esta mistura à taça dos ingredientes secos e envolva bem. No tabuleiro do forno deite o preparado. Por cima, coloque a pera cortada, às fatias ou cubos e polvilhe com canela. Leve ao forno durante 20 minutos ou até que veja que está consistente.

De seguida, carregue na galeria para conhecer pequenos-almoços saudáveis que se fazem em menos de cinco minutos, todos sugeridos pela nutricionista Maria Gama, autora do blogue “Põe-te na Linha”.

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