Insatisfeito com o seu peso, Bruno Pedroso agarrou na bicicleta e encontrou um escape (e uma solução) no BTT. Em 2012, a sua balança ainda apontava para os três dígitos. Porém, com a ajuda da atividade física regular e de uma alimentação mais cuidada, perdeu cerca de 20 quilos. A transformação incentivou-o a estar atento a tudo o que comia.
Neste período, andava sempre com uma barra atrás para saciar a fome. “Comecei a perceber que aquilo era uma renda no final do mês. Deixava uma fortuna nas lojas só em barrinhas”, conta à NiT o cortador de carnes, de 39 anos.
Em 2020, durante a pandemia, a necessidade de arranjar uma alternativa tornou-se imperativa. Começou a fazer ainda mais desporto, andava todos os dias de bicicleta e era confrontado com “o desejo de comer algo doce e que desse energia”, mas que também fosse saudável. Então, decidiu juntar alguns ingredientes e fazer as suas próprias experiências em casa.
A marca Dellium, lançada em fevereiro deste ano, começou como uma brincadeira. As primeiras barras que criava em casa nem sempre corriam bem, mas tornaram-se um sucesso quando acertou na receita. Quando começou a partilhar o resultado com os amigos, quiseram começar a pagar pelo seu trabalho.
Quando percebeu que podia tornar a sua criação num negócio, inscreveu-se num programa de inovação, em Loures. Porém, “as coisas nunca mais se desenrolavam e as pessoas continuavam a perguntar pelas barrinhas”. Em outubro, resolveu o problema quando conheceu a proprietária da fábrica Biobarra, sediada em Sintra, através das redes sociais. Desde então, Liliana Santos gere todo o processo de confeção com o auxílio de uma funcionária.
Sem corantes, sem conservantes e sem açúcares refinados para uma alimentação saudável. Sempre foi essa a ideia da Dellium — nome que vem da abreviatura da palavra “delicado”, em latim. Quanto aos ingredientes, cada trinca conta com cacau 100 por cento puro, aveia sem glúten, canela, tâmaras, passas, amêndoas e nozes. Outra mais-valia é que todos os produtos são de origem biológica, comprados a fornecedores locais da zona de Trás-os-Montes.

“Tenho amigos personal trainers que a aconselham como snack pré-treino graças aos frutos secos e devido à carga calórica”, acrescenta. Cada barra de 30 gramas conta com 142,4 calorias e 3,6 gramas de proteínas. “São uma boa opção para comer a meio da manhã, ficamos bem e não precisamos de digerir muito mais açúcares.”
As nozes e as avelãs foram o ponto de partida da ideia, por ser o que Bruno costumava ter na despensa lá de casa. Acrescentou as amêndoas por recomendação da dona da fábrica que produz a receita. Para ficar mais doce, colocou as tâmaras e as passas. “Se for fazer duas horas de bicicleta ou uma de corrida, penso que é ideal”, refere.
Para limar a receita final, falou ainda com uma amiga nutricionista, que o ajudou com várias dicas. Entre outras sugestões, foi ela que disse para experimentar aveia sem glúten, em vez do cereal mais comum. Acompanhou o processo do início ao fim, garantindo que as barras eram tão saudáveis quanto possível.
Além do valor proteico, Bruno queria que a marca fosse “diferente do que existe no mercado”, nomeadamente as barras “quase sempre retangulares”. A ideia inicial era parecer um cubo, mas não arranjou moldes compatíveis — então reestruturou o conceito para lhe dar um ar caseiro, “apelativo e pouco enjoativo.”
A marca é ainda a solução para o desperdício que acontece muito na área das bicicletas. “Os snacks e energéticos têm entre 40 a 50 gramas. O que acontecia era que não comia tudo, guardava no frigorífico e, quando voltava a andar, já não me lembrava dessa e levava outra”, explica.
Por isso, cada um dos doces tem apenas 30 gramas. A ideia é que, se os clientes tiverem fome, podem comer duas. Ainda assim, o fundador explica que esta proporção foi escolhida de forma propositada por ser o suficiente para saciar alguém que esteja a andar de bicicleta, a correr ou numa viagem de automóvel.
As barras da Dellium estão disponíveis no site da marca, à unidade (2,20€) e em packs de seis (12€) ou 16 (22€) — os portes de envio são gratuitos.
Carregue na galeria para descobrir outros snacks saudáveis de marca branca, sugeridos pela nutricionista Cátia Carvalho da Silva, que custam menos de 3€.