Alimentação Saudável

Descobrimos o almoço mais saudável (e barato) que pode encomendar nas apps de comida

Sim, é possível comprar comida preparada que não dê cabo da dieta. A NiT tem uma lista aprovada pela nutricionista Cátia Gomes.
Há opções em conta.

O estilo de vida que tínhamos antes da Covid-19 parece ter regressado. Voltamos a estar com os amigos, com a família, a ir a eventos e até a dançar nas discotecas. Muitos portugueses voltaram ao trabalho presencial e o tempo para cozinhar passou a escassear. A solução passa, muitas vezes, por desbloquear o telemóvel e encomendar a primeira coisa que nos aparece nas app de entrega de comida. Porém, nem sempre são opções saudáveis.

Se está em processo de perda de peso, este pode ser o obstáculo que o impede de obter resultados. É certo que não conseguimos controlar a forma como os alimentos são preparados, mas eleger refeições saudáveis e equilibradas não é impossível. Afinal, a oferta é cada vez maior. Mas atenção: escolher uma salada e depois colocar uma concha de molho, não vale.

“Todas as aplicação de entrega de comida em Portugal acabam por ter refeições saudáveis. Além disso acabam já por ter as informações necessárias como os ingredientes utilizados na refeição e a sua composição”, diz à NiT a nutricionista Cátia Gomes. Isto significa que quem já tiver a capacidade de ler rótulos consegue escolher as opções mais vantajosas para a saúde.

O conselho da nutricionista é escolher as refeições mais simples possíveis e sem molhos porque “infelizmente não existem condimentos nutricionalmente interessantes”. Outra recomendação é deixar os fritos de lado, mesmo quando aparecem camuflados: “algumas das saladas disponíveis nestas aplicações têm frango frito, por exemplo. E este pequeno pormenor de confeção vai torná-la menos saudável e com mais calorias do que o suposto”. A nutricionista compara ainda com um hambúrguer simples de queijo: “este tipo de misturas, que todos podiam considerar como boas opções são mais calóricas que algumas alternativas de fast food, como um cheeseburguer”.

Relativamente aos restaurantes mais tradicionais onde podemos pedir pratos mais convencionais a nutricionista continua a recomendar que se opte pela simplicidade. “Neste caso pode sempre pedir arroz simples, com uma carne grelhada, ou um frango assado acompanhado com batata à murro”, aconselha a especialista em nutrição.

O ideal, no entanto, é mesmo pedir comida caseira. Para ajudar Cátia Gomes aconselha a organização e preparação semanal das marmitas. “Ao domingo, ou ao sábado, podemos tentar perder uma ou duas horas na cozinha e deixar tudo organizado. Se conseguir até pode congelar e depois é só retirar na noite anterior do congelador. Desta forma conseguimos controlar sempre o que estamos a comer e acabamos por poupar dinheiro”.

O que posso pedir nas app’s de entrega?

No mundo perfeito teríamos sempre tempo para cozinhar e preparar refeições, mas nem sempre é possível. Por isso as aplicações de entrega de comida são muitas vezes as nossas maiores aliadas. E para que da próxima vez consiga optar pelo prato mais saudável para si, a NiT reuniu algumas opções com selo de aprovação da nutricionista.

Entre as várias possibilidades, uma empresa destacou-se pela relação qualidade-preço das refeições. Falamos da Eat Tasty. A empresa surgiu em 2016 para entregar refeições caseiras no local de trabalho, na área de Lisboa.

As refeições, que são inspiradas na cozinha mediterrânea, são acabadas de fazer com ingredientes frescos. Salada de bacalhau, batata salteada, feijão verde, ovo cozido, tomate e manjericão em balsâmico e vinagrete de azeitona é um dos prato disponíveis neste momento. Mas também há paella vegetariana com tofu fumado e all i oli de açafrão, bem como filetes de peixe panados com “pico de Gallo” e arroz tostado com verduras.

O almoço custa 5,90€. Se quiser uma bebida, deve pagar mais 1,50€ — limonada de frutos vermelhos é uma das opções. E a melhor parte é que os portes de envio já estão incluídos nestes valores.

O ideal, como lembra Cátia Gomes, “será sempre ter uma sopa de entrada para ir buscar as vitaminas e a fibra da refeição. E depois um acompanhamento com hidratos de carbono, de preferência integrais, e proteína”.

Carregue na galeria e tome nota das refeições mais saudáveis que pode pedir nas apps de entrega de comida.

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