Alimentação Saudável

Descobrimos o bolo rainha mais fit de sempre — não tem açúcar e é fácil de preparar

Esta versão saudável não leva açúcar e nem exige grandes talentos de pasteleiro. Tome nota de tudo o que precisa.
O resultado.

Para quem não gosta de frutas cristalizadas, mas adora frutos secos, o bolo rainha é uma das especialidades natalícias de eleição. Porém, numa tradicional mesa de Natal portuguesa também não faltam as rabanadas, os sonhos e a aletria — iguarias muito calóricas e açucaradas e, por isso, pouco recomendadas para quem quer manter uma dieta equilibrada durante a quadra festiva.

Felizmente, o Natal não precisa de ser uma época de privação — caso contrário, o mundo seria bastante cruel. Para isso, só tem de adaptar as suas receitas favoritas, recorrendo a ingredientes mais saudáveis. A nutricionista Bárbara Almeida de Araújo, partilhou com a NiT uma receita de bolo rainha sem açúcar.

Para adoçar esta versão a especialista em nutrição optou pela pasta de tâmaras. “São um adoçante natural e, por isso, ideais para usar como substituto deste ingrediente. Apesar do elevado teor de açúcar (67 gramas por cada 100), o seu índice glicémico é baixo, o que significa que não provoca uma subida repentina dos níveis de açúcar no sangue após a sua ingestão”, contou à NiT a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

As tâmaras são igualmente ricas em fibra, o que significa que além de serem saciantes também ajudam a regularizar o trânsito intestinal. E são ideias para inclui no plano alimentar de quem quer perder peso: 100 gramas de tâmaras secas fornecem 31,2 por cento da dose diária de fibra.

Do que precisa

— 3 ovos
— 4 colheres de sopa de azeite
— 8 colheres de sopa de pasta de tâmaras
— sumo de meia laranja
— raspa de casca de laranja q.q.
— 220 gramas de farinha de aveia
— 135 gramas de farinha de espelta
— 40 gramas de polvilho doce
— 200 gramas de frutos secos a gosto (mistura de passas, pinhões, amêndoas laminadas, nozes)

Como se faz

Coloque água morna numa tigela e junte o fermento. Reserve. Noutra tigela misture os ovos, a pasta de tâmaras, o azeite e o sumo de limão. Junte a raspa de laranja, 100 gramas de farinha de espelta, a farinha de aveia, o polvilho doce e a mistura do fermento. Envolva tudo. Junte os frutos secos, mas reserve alguns para decorar. Adicione o resto da farinha de espelta e vá acrescentando mais se necessário, até que a massa deixe de colar nas mãos.

Faça uma bola e deixe repousar cerca de 20 a 30 minutos. Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e faça um buraco no meio. Decore com os restantes frutos secos e leve ao forno a 180 graus por cerca de 20 a 25 minutos. Sugestão da nutricionista: se desejar, pode pincelar o bolo com uma gema de ovo antes de o levar ao forno.

Carregue na galeria para descobrir quais são os doces de Natal mais calóricos — é possível que fique surpreendido com o primeiro lugar.

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