O creme de barrar Nutella é uma das tentações favoritas dos portugueses. Muitos evitam comprar um dos famosos frascos porque se o tiverem na despensa, é certo e sabido que não irá durar muito. O poucos sabem, porém, é que uma das especialidades prediletas dos mais gulosos surgiu por mera necessidade.
Depois da Segunda Guerra Mundial o cacau era escasso. A Ferrero, grupo italiano que detém este produto, decidiu criar uma solução para este problema, desenvolvendo uma pasta com avelãs, açúcar e uma dose muito reduzida do tesouro que era, naquela altura, o cacau. Foi essa a plataforma de lançamento para aquela proposta agora tão conhecida.
Em 1946 a pasta começou a ganhar uma nova forma, desta vez aparecendo num formato retangular. Apenas sete anos depois apareceu o recipiente com uma versão mais líquida e fácil de barrar. O seu nome, porém, era SuperCrema. A receita foi continuando a ser ajustada e, em 1965, nasceu a Nutella tal como a conhecemos atualmente.
Apesar de muito apreciada, não deve ser consumida por quem quer perder peso. Segundo a nutricionista Daniela Duarte, “barrar o pão com Nutella é o mesmo que usar um pacote de açúcar como recheio” — duas colheres de chá deste creme contêm cerca de 162 calorias.
Se ficou impressionado com este número, não desespere. Existem alternativas saudáveis e deliciosas e que podem ser barradas em quase tudo, de pão a panquecas ou waffles. A versão que lhe apresentamos é fácil de preparar e leva apenas seis ingredientes. No final terá um creme de chocolate e avelã com apenas 74 calorias.
Do que precisa
— 250 gramas de avelãs
— 200 gramas de chocolate 70 por cento cacau
— 1 colher de chá de extrato de baunilha
— meia colher de chá de sal grosso
— 3 colheres de sopa de cacau em pó
— 30 gramas de adoçante (stevia ou outro) em pó
Como se faz
Comece por tostar as avelãs durante cerca de sete minutos no forno pré-aquecido a 200 graus. Após estarem tostadas, esfregue-as em papel de cozinha ou com um pano para lhes retirar a pele. De seguida, parta o chocolate em pedaços e derreta-o no micro-ondas ou em banho-maria.
Finalmente, coloque os fruto secos num processador de alimentos e triture até obter uma pasta o mais cremosa possível, acrescentando os restante ingredientes. Envolva o preparado até atingir uma consistência homogénea — e voilá! Agora só terá de a colocar a sua versão caseira da famosa Nutella num frasco de vidro.
Carregue na galeria para conhecer algumas receitas em que pode usar este creme de avelãs saudável.