Alimentação Saudável

Esta feijoada vegan é saudável e faz-se em menos de 20 minutos

A receita é uma criação da personal trainer Ana Azevedo, que apresenta uma versão que troca as carnes pelo tofu.
Uma opção saudável, rápida e saborosa.

Quente, rica e reconfortante. A feijoada à transmontana é um dos pratos tradicionais portugueses mais famosos e por bons motivos. A especialidade de Trás-os-Montes é uma espécie de museu dos horrores para vgetarianos e veganos: combina orelha, focinho e chispe de porco com enchidos — chouriço de sangue, morcela e alheira — e legumes — couve, cenoura e tomate — naquela que é uma receita carregada de ingredientes — e de calorias.

A verdade é que não tem que ser assim. Existem formas de contornar a gordura e as calorias com algumas alterações. É o caso da sugestão da personal trainer Ana Azevedo no seu livro “Comer Para Treinar Melhor”, onde pode encontrar uma alternativa mais saudável à tradicional feijoada.

Esta receita tem apenas seis ingredientes e evita as gorduras da carne e dos enchidos, substituindo as pelo tofu. Menos gordura, mais proteína: este é o mote desta adaptação.

É também muito mais rápida e fácil de fazer. Enquanto que o prato transmontano exige processos mais demorados como demolhar o feijão com um dia inteiro de antecedência e cozer todas as carnes, esta versão demora apenas 20 minutos a preparar. Tome nota.

Do que precisa:

— 1 colher de sopa de azeite

— 1 cebola pequena 

— 1 couve coração pequena

— 200 gramas de tofu fumado 

— 300 gramas de feijão-preto cozido

— Pimentão-doce fumado q.b.

Como se faz:

Pique a cebola, lamine a couve coração e corte o tofu em cubos.

Adicione todos os ingredientes a uma panela, deixe a cozer em lume baixo com a tampa colocada, durante 10 minutos e está pronto a comer.

A seguir, carregue na galeria e conheça sugestões de sopas saudáveis que a NiT preparou para si.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT