A beterraba, ao contrário de outros alimentos, não conquista tudo e todos por onde passa. Mas a verdade é que mesmo crua, cozida ou assada — não interessa —, esta verdura de cor forte e vibrante dá sempre o ar maravilhoso a qualquer prato.
Embora a cor seja um dos pontos fortes, a beterraba tem-se afirmado ao longo dos anos como uma grande amiga da saúde. Muito graças ao facto de estar repleto de antioxidantes, vitaminas, minerais e uma grande quantidade de fibras que muito ajudam — e se tornam em perfeitas aliadas — quando o objetivo é apenas um: perder peso.
Segundo a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, este vegetal “usado em muitas cozinhas pelo mundo fora” é um alimento bastante versátil, que quando adicionado “ao nosso regime alimentar” traz inúmeros benefícios.
E se nunca sabe como pode introduzir a beterraba, a nutricionista Diana Dinis partilhou o exemplo de uma salada fresca e colorida que vai apaixonar até os mais reticentes.
Do que precisa
— 4 beterrabas cozidas a vácuo cortadas em cubos
— 4 colheres de sopa de azeite
— 1/2 cebola roxa cortada em rodelas finas
— 2 colheres de sopa de cebolinho picado
— 1/2 colher de chá de sal
— Pimenta a gosto
— 200 gramas de queijo feta light
— 20 gramas de nozes
Como se faz
Misture todos os ingredientes numa taça, mexa muito bem e fica pronto a servir.
Se já tentou incluir este legume na alimentação e não sabe como, carregue na galeria para conhecer mais algumas receitas fáceis de replicar que levam beterraba.