Alimentação Saudável

É assim que se faz o ovo vegan que substitui os tradicionais nas receitas saudáveis

Chamam-lhe ovo de linhaça e ganhou fama entre veganos. Mas é uma boa opção para qualquer pessoa.

Com cada vez mais pessoas a escolher deixar de fora da sua dieta todas as proteínas de origem animal, a cozinha passou a ser um lugar onde se quer maior criatividade. Há soluções que substituem carne e peixe, mas há um ingrediente que está a ganhar cada vez mais destaque e que é usado para substituir os ovos: o ovo de linhaça.

É perfeito para usar em receitas de bolos ou panquecas que, tradicionalmente, precisam de ovos. “O ovo de linhaça é uma alternativa para quando queremos substituir o ovo em receitas de bolos ou panquecas, por exemplo”, explica à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

É uma semente que está presente nas receitas vegan ou de pessoas com algum tipo de intolerância ao ovo. Mas também, e isto é importante reter, pode ser “uma boa opção para qualquer pessoa”, destaca a responsável pelo projeto “Manias de uma Dietista”.

Por que razão é que pode ser uma alternativa para qualquer pessoa? Porque é uma forma de obter os benefícios da linhaça. “A linhaça é uma boa fonte de ómega 3, fibra, ajuda a regular o trânsito intestinal, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol, promove a saciedade (o que pode ajudar no controlo do peso), e pode ajudar a controlar a glicémia”, destaca a nutricionista.

Além do mais, “é ainda fonte de proteína, magnésio, vitamina B1 e fósforo”. E uma simples colher de sopa de linhaça por dia (o equivalente a 10 gramas) é suficiente “para se obterem os benefícios da linhaça”, acrescenta. E o melhor de tudo é que é mesmo muito simples de fazer.

É assim a semente de linhaça.

Do que precisa

— Uma colher de sopa de linhaça
— Três colheres de sopa de água

Como se faz

Estas proporções são para se usar o equivalente a um ovo numa qualquer receita. “Preferencialmente”, explica Bárbara de Almeida Araújo, “as sementes de linhaça devem ser trituradas antes de consumidas já que inteiras não as conseguimos aproveitar”. Só precisa de misturar a linhaça com a água e deixar repousar cerca de 10 minutos até formar um gel. A consistência final será semelhante à do ovo batido.

À procura de mais sugestões doces e saudáveis? Carregue na galeria e descubra 10 bolos saudáveis e deliciosos para experimentar em casa — há versões com cenoura, aveia, milho e canela. E um deles até é com Nutella.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT