Alimentação Saudável

O truque simples que lhe permite comer sandes sem ter medo de estragar a dieta

A nutricionista Maria Gama sugere cinco dicas para conseguir uma versão amiga da saúde e da dieta.

Acompanham-nos desde miúdos e continuam a fazer parte das nossas vidas, umas vezes ao lanche e outras durante as refeições principais. Falamos, claro, das sandes. Podem parecer inofensivas, mas a escolha errada de ingredientes pode colocar em causa os objetivos de peso.

Na minha opinião, não deve fazer parte das nossas refeições principais. Mas, por vezes, se tiver que ser, acho que o importante é sabermos que combinações fazer de forma a torná-las mais equilibradas”, diz a nutricionista Maria Gama.

O habitual é preparar um pão com manteiga, fiambre, queijo e está feito, certo? No entanto, essa não é de todo a melhor combinação. A também autora do blogue NiT “Põe-te na Linha” tem cinco dicas para que possa criar uma sandes saudável e para comer sem medo de engordar.

“Opte por uma fatia de pão em vez de duas. Além disso, deve escolher sempre pão escuro ou integral, não por ‘emagrecer’ mais do que o pão branco, mas por ser mais rico em fibra. Assim, optando apenas por uma fatia de pão, pode aumentar a quantidade de proteína, legumes e hortícolas”, explica.

Use e abuse dos legumes.

Se fizer parte do grupo de pessoas que não sente assim tanta falta do pão, a especialista deixa uma sugestão: substituí-lo por alface para “embrulhar” o recheio. Assim, consegue um resultado final low carb.

Para os temperos, não vale a pena inventar. O truque é optar pelo básico, como azeite, vinagre, ervas aromáticas e/ou especiarias. “Nem pensar em molhos como maionese ou ketchup — e isto aplica-se em sandes e para tudo o resto.”

Por outro lado, deve usar e abusar dos legumes. Alface, tomate, cenoura, rúcula, pimentos e abacate são apenas alguns deles. Pense nos seus favoritos e crie uma combinação.

“Húmus — mais conhecido por pasta de grão — é outra ótima opção para rechear o pão”, diz a nutricionista, que já juntou tomate às rodelas e ovo cozido à versão final para comer nas férias. Pode ver a receita de húmus neste artigo.

A especialista revela também três ingredientes que deve deixar obrigatoriamente de parte quando for preparar uma sandes: bacon, molhos e batatas fritas.

Agora, aproveite e carregue na galeria para conhecer cinco ingredientes que nunca deve pôr numa massa se quiser emagrecer.

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