Alimentação Saudável

É fã de cheesecake de frutos vermelhos? Vai adorar esta receita super saudável

A proposta é da nutricionista Cátia Carvalho Silva.
Uma sobremesa fresca e muito saborosa.

Durante os meses mais quentes, as sobremesas querem-se mais frescas e menos calóricas. Sabemos que existe uma maior preocupação nesta altura do ano em não comer tantos doces, pois aproximam-se os dias de praia e há quem queira manter-se longe do pecado da gula para tentar manter a linha. 

Foi a pensar nestes casos, que Cátia Carvalho Silva criou uma receita mais saudável da famosa sobremesa, o cheesecake, que faz um enorme sucesso em qualquer encontro familiar ou social. A receita divide-se em três partes: a base, o creme e a cobertura. Anote todos os ingredientes de que vai precisar e siga, passo a passo, as indicações da nutricionista. 

Do que precisa 

Ingredientes para a base
— 250 gramas de bolachas digestivas
— 50 gramas de azeite ou óleo de coco
 
Ingredientes para o recheio
— 300 gramas de iogurte (a nutricionista usou Alpro natural)
— 200 gramas de queijo creme light (pode escolher um sem lactose)
— 5 folhas de gelatina
— 150 mililitros de água quente
— Raspa de limão
— Sumo de 1/2 limão
— 1 colher de chá de essência de baunilha
— 1 colher de sobremesa de stevia
 
Ingredientes para o coulis (o molho de frutos que será a cobertura)
— 300 gramas de frutos vermelhos congelados
— 1 colher de sopa de stevia
— 1 pau de canela
 

Como se faz

Para fazer a base, comece por triturar as bolachas digestivas. De seguida, adicione o azeite e coloque a mistura numa base de tarte amovível. Pressione bem e leve ao frigorífico durante cerca de duas horas. Para o creme, adicione o iogurte num recipiente, o queijo creme, o limão, a stevia e a essência de baunilha. Mexa bem todos os ingredientes.

Amoleça a gelatina em água fria e escorra-a. Aqueça-a com 150 mililitros de água, espere até que a gelatina se dissolva e, em seguida, misture com o preparado anterior. Deite o creme na forma e deixe no frigorífico durante, pelo menos, três horas. Para fazer o coulis de frutos vermelhos, coloque numa panela os frutos, o pau de canela e a stevia. O ideal é deixar em lume baixo até a fruta cozinhar.

Quanto estiver pronto, descarte o pau de canela, passe com a varinha mágica e deixe arrefecer. Por fim, na hora de servir, verta o coulis por cima do cheesecake e delicie-se. Apostamos que não vai sobrar uma fatia. 

Já que aqui está, carregue na galeria para conhecer algumas receitas à base de legumes e frutas de baixo valor calórico que pode recriar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT