Alimentação Saudável

É fã de manteiga de amendoim? Tem de experimentar esta mousse

Para os amantes deste fruto seco, esta é a melhor sobremesa possível. É vegan e mais saudável que a receita habitual.
Uma opção mais saudável para os fãs do amendoim.

A manteiga obtida a partir do leite de vaca é composta por uma grande quantidade de gorduras saturadas, podendo estar associada ao aumento de colesterol. Assim sendo, a sua substituição por pastas de frutos secos poderá ser uma ótima opção. Porém, não precisamos de ter uma política de 8 ou 80. “Podemos consumir mais vezes as derivadas de frutos secos e, pontualmente, a manteiga convencional”, explica nutricionista a Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do blogue “Loveat”.

As manteigas de frutos secos são alimentos com vários benefícios para a saúde, no entanto, é importante não esquecer que são também bastante calóricas. Uma porção equivalente a uma dose de 20 gramas de frutos secos corresponde uma colher de sopa de manteiga — a dose que devemos consumir por dia.

Esta sobremesa foi criada pela nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida que propõe receitas mais saudáveis e com recurso a vários produtos veganos, como esta mousse que tem como ingrediente principal a manteiga de amendoim, claro.

Quando optamos por versões de compra deste tipo de pastas, a especialista em nutrição explica que devemos ter atenção às diferentes características dos frutos secos que a compõem e, sobretudo, aos restantes ingredientes. Os principais fatores que devemos levar em consideração na hora da escolha são a adição de óleos vegetais como, por exemplo, o de girassol (e que é bastante frequente em algumas marcas).

Devemos ainda verificar se não têm adição de açúcares, sal e conservantes (esta informação consta da lista de ingredientes). “Na dúvida, opte pela manteiga de frutos secos compostos exclusivamente pelos mesmos, como por exemplo o amendoim”, explica a nutricionista.

 Tome nota da lista de ingredientes e do passo a passo da preparação desta mousse.

Do que precisa

— 1/2 chávenas manteiga de amendoim cremosa

— 3 colheres de sopa leite de coco

— 3 a 4 colheres de sopa xarope de agave

— 1/2 chávena da água da cozedura do grão de bico

— 1/2 colher de chá vinagre de sidra

—Bolacha integral com soja, q.b.

Como se faz

Misture a manteiga de amendoim com o leite de coco e o xarope de agave até obter uma mistura homogénea. Reserve. Bata a água da cozedura do grão de bico, previamente reservada no frigorífico para melhores resultados, em castelo até obter picos firmes (em alternativa pode bater duas claras em castelo, mas aí a mousse deixará de ser vegan). Envolva a água da cozedura do grão de bico em castelo no preparado da manteiga de amendoim delicadamente, até obter uma mousse cremosa e leve. Sirva em taças e coloque no frigorífico por oito horas (no mínimo). Para finalizar, decore com bolacha integral com soja esfarelada.

Se está a tentar mudar para um regime alimentar sem recurso a produtos de origem animal, carregue na galeria e comece por experimentar estas deliciosas receitas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT