« É fã de manteiga de amendoim? Tem de experimentar esta mousse

Francesinha vegan

Do que precisa

Para a francesinha

— 8 fatias de pão (uso pão fatiado alentejano / saloio)

— 8 fatias de queijo vegan (opcional)

— 500gr de tofu

— 400gr de cogumelos em fatias

— 1 curgete grande, em fatias finas

— Azeite q.b.

Marinada do tofu

— 2 colheres de sopa de molho de soja

— 3 colheres de sopa de sumo de limão

— 1 colher de chá de pimentão fumado

— Pimenta preta a gosto

Para o molho

— 800ml de caldo de legumes (ou água + cubo de caldo) 

— 380ml de cerveja (1 cerveja e meia)

— 200ml de polpa de tomate

— 70ml de vinho do porto (ou tinto)

— 70ml de vinho branco

— 5 dentes de alho, picados

— 3 cenouras, em meias-luas

— 1 cebola, picada

— 2 colheres de sopa de azeite

— 2 colheres de chá de sal

— 1 malagueta, picada, sem sementes (opcional)

— 1 folha de louro

Como se faz

Comece por marinar o tofu (pode fazê-lo na véspera). Corte o tofu em 8 fatias e seque cada uma delas com pano ou papel de cozinha. Misture num recipiente todos os ingredientes da marinada e adicione as fatias de tofu. Feche, abane bem e guarde no frigorífico (até 24h).

De seguida, prepare o molho. Para isso, coloque num tacho 1 colheres de sopa de azeite, a cebola e os alhos picados e 1 folha de louro. Deixe refogar durante 3-4 minutos em lume médio-alto, até a cebola ficar translúcida.

Adicione a malagueta picada e as cenouras em meias-luas. Tempere com o sal grosso e volte a saltear durante cerca de 5 minutos, até a cenoura começar a ficar tenra. Depois disso, acrescente a cerveja, o vinho branco e o vinho tinto. Deixe cozinhar em lume médio-baixo durante 10 minutos, até o álcool evaporar. 

Por fim, acrescente o caldo de legumes e a polpa de tomate. Deixe levantar fervura e coza durante cerca de 15-20 minutos, até a cenoura ficar tenra e os sabores bem incorporados.

Passado esse tempo, triture o molho com uma varinha mágica ou com a ajuda de uma liquidificadora. Volte a levar ao lume, prove e, se necessário, retifique os temperos ou adicione mais um pouco de água.

Entretanto, torre as fatias do pão e salteie os cogumelos e a curgete com um fio de azeite, até ficarem tenros. Na mesma frigideira, salteie o tofu já marinado, de ambos os lados.

Assim que tiver tudo pronto, monte a francesinha: uma fatia de pão, outra de tofu, curgete, cogumelos salteados, a segunda fatia de pão e o queijo vegan. Leve ao forno ou micro-ondas durante alguns segundos, até o queijo derreter. Finalize com o molho bem quente. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT