Alimentação Saudável

Esqueça o bolo de cenoura, estas bolachas são o que precisa para animar o fim de semana

São deliciosas, fáceis de fazer e até pode guardá-las no congelador para conservar durante mais tempo.
Parecem deliciosas

Quem resiste a um bom bolo de cenoura — com ou sem cobertura — levante a mão. Pois é, não há muitas pessoas que não gostem deste clássico da doçaria e são ainda menos as que, gostando, conseguem resistir-lhe.

Apesar de ser doce e, efetivamente, um bolo, há sempre aquela desculpa gulosa de “mas até leva vegetais, é saudável”. Uma vez que o bolo de cenoura é assim tão apreciado, porque não transformar esta maravilha em bolachas? Foi mais ou menos o que pensaram os especialistas do “Love & Lemons”, que agora partilham a sua receita de Bolachas de Bolo de Cenoura.

O sabor, garantem, é suave e cheio de especiarias, tal como o bolo, mas com algumas calorias a menos. Além de serem veganos, não têm glúten e o açúcar é substituído por xarope de ácer. Opcionalmente, pode acrescentar-lhes uma cobertura, mas isso também vai aumentar as calorias, claro.

Muito importante nesta receita: não ceda à tentação de retirar as bolachas mais cedo do forno, cumpra os tempos descritos ou verifique se já estão com aquela tonalidade dourada característica. Se quiser, pode congelar estas bolachas para comer mais tarde, mas se o fizer espere a que estejam completamente frias, depois de sair do forno, e só então congele.

Do que precisa

— Duas colheres de sopa de linhaça moída
— Cinco colheres de sopa de água morna
— Uma chávena de farinha de aveia
— Uma chávena adicional de aveia em flocos
— Meia chávena de farinha de amêndoa
— Meia colher de chá de fermento em pó
— Meia colher de chá de bicarbonato de sódio
— Uma colher de chá de canela
— Meia colher de chá de noz moscada
— Meia colher de chá de sal marinho
— Uma chávena de cenouras raladas (cerca de três cenouras médias)
— Meia chávena de manteiga de amêndoa
— Um quarto de chávena de óleo de coco derretido
— Meia chávena de xarope de ácer
— Uma colher de chá de extrato de baunilha
— Um terço de chávena de nozes ou pecã picadas

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a cerca de 180ºC e forre duas formas ou tabuleiros com papel manteiga.

Numa tigela pequena, misture as sementes de linhaça com a água morna e deixe engrossar durante cinco minutos. Enquanto espera, numa tigela maior misture a farinha de aveia, a chávena adicional de aveia em flocos, a farinha de amêndoa, o fermento, o bicarbonato de sódio, a canela, a noz moscada e o sal marinho.

Noutra tigela média, misture as cenouras, a manteiga de amêndoa, o óleo de coco, o xarope de ácer e a baunilha e mexa bem. Adicione a mistura de linhaça e mexa bem para integrar.

Junte os ingredientes húmidos à tigela de ingredientes secos e envolva apenas até estarem misturados. Junte as nozes.

Divida cerca de um quarto de chávena de massa para cada bolacha nas formas, ou com o tamanho que achar melhor. Coza, uma forma de cada vez, durante 20 a 24 minutos ou até dourar no rebordo.

Deixe arrefecer na forma durante pelo menos cinco minutos e depois transfira para uma rede para acabar de arrefecer.

Se tiver decidido que quer acrescentar uma cobertura, espere até as bolachas estarem completamente frias e só aí acrescente esse passo.

Quem gosta moderadamente de doces ou prefere uma opção mais saudável, pode optar por panquecas. A NiT dá-lhe 17 receitas saudáveis. Carregue na galeria para as descobrir.

 

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