Alimentação Saudável

Esqueça os douradinhos: os filetes panados sem gorduras que os miúdos vão adorar

Trata-se de uma fácil e rápida receita que se prepara na air fryer. Sem recorrer a óleos nem azeite.
Uma receita irresistível e saudável.

A moda da air fryer veio para ficar — e para quem segue uma dieta saudável, ainda bem. Obter o sabor dos fritos, sem recorrer a óleos e gorduras vegetais, é o melhor dos dois mundos. Só na Alemanha, em 2022, foram vendidas mais de 1,5 milhões de unidades, de acordo com estudos da GFU (Consumer and Home Electronics). Mas de que vale aos pais e às mães ter a tecnologia de ponta em mãos, se a missão de agradar o paladar dos miúdos vai continuar um desafio, sobretudo no que toca a pratos de peixe?

Quantas vezes é preciso recorrer a métodos que disfarcem os ingredientes, para que o alimento indesejado passe despercebido aos olhos dos mais novos? Mesmo sem espinhas, desfeito e misturado com uma série de acompanhamentos, será sempre um combate entre pais e filhos. No desespero, muitas vezes, a solução passa por alternativas menos saudáveis, o que também não é ideal. 

“Air Fryer: o livro de receitas”, escrito por Jenny Tschiesche, apresenta várias receitas a preparar com o braço direito mais recente dos cozinheiros. Sendo a autora uma fanática por desporto, descobriu a culinária e a nutrição aos 14 anos, fazendo da partilha de conselhos e receitas uma missão de vida. Por isso, sim, pode mesmo confiar que estes filetes de peixe com crosta de aveia e parmesão vão ser um prato irresistível para os mais novos (e não só). O facto de serem panados com o toque do queijo irá certamente facilitar as possíveis controvérsias à mesa, não deixando de ser uma forma equilibrada e nutritiva de apreciar o peixe.

Do que precisa 

— 20 gramas de pão ralado fresco
— 3 colheres de sopa de aveia
— 15 gramas de parmesão ralado
— 1 ovo
— 2 filetes de 175 gramas de peixe branco, com pele
— sal e pimenta q.b.

Como se faz

Pré-aqueça a air fryer a 180 graus. Misture o pão ralado, a aveia e o queijo numa taça e misture uma pitada de sal e pimenta. Noutra taça bata o ovo. Envolva os filetes no ovo e cubra com a mistura de aveia. Insira os filetes na air fryer pré-aquecida, num forro de papel para o robô ou num papel vegetal perfurado. Deixe confecionar durante 10 minutos. Verifique se o peixe lasca quando insere um garfo e sirva de imediato.

Recomenda-se que seja servido com uma salada crua e meias-luas de limão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT