Além das férias de verão, há outra altura do ano em que não conseguimos controlar a quantidade de açúcar e gorduras menos saudáveis que ingerimos. Já adivinhou de que época estamos a falar? O Natal.
Rabanadas, sonhos, filhós, bolo rei, muitas bebidas calóricas e marisco sem fim. Provou de tudo e agora não vale a pena martirizar-se. Normalmente, a semana entre o Natal e Passagem de Ano é recheada de sobras da ceia: os doces, as batatas, as entradas e até o cabrito, peru, bacalhau ou até leitão.
Neste momento, deve focar-se em voltar a ter uma alimentação equilibrada. O importante é não transformar a forma de comer desta semana num hábito no novo ano. Use os dias que faltam até à Passagem de Ano para recuperar dos excessos do Natal com receitas simples, detox e muito saudáveis.
A Organon Portugal e o bloguer “A Pitada do Pai” juntaram-se para apresentar receitas equilibradas e fáceis de confecionar, mas que mantêm o sabor e a tradição da quadra, com o objetivo de proporcionar uma época festiva mais saudável para toda a família.
Esta receita de sopa detox de zoodles de curgete e frango é ideal para quem gosta de experimentar coisas novas, sabores diferentes e com ingredientes muito saudáveis.
Do que precisa
— 2 coxas frango
— 2 cebolas
— 2 dentes de alho
— 2 rodelas de gengibre
— noodles de arroz
— curgete em espirais (zoodles)
— folhas de espinafres ou folhas de couve
— óleo de coco q.b.
— anis estrelado q.b.
— cravinho q.b.
— malagueta e ervas frescas
— sumo de lima
Como se faz
Num tacho comece por fazer o caldo com a água, cebola, rodela de gengibre, as coxas de frango, hortelã e uma pitada de sal. Deixe cozinhar em lume médio/baixo até o frango estar cozinhado. À parte, noutro tacho coloque o óleo de coco, cebola, alho, gengibre, anis estrelado e cravinho.
Toste um pouco para as especiarias abrirem e junte umas colheres de molho de soja. Junte o caldo da carne a este tacho com a mistura de especiarias e deixe apurar uns 15 a 20 minutos.
No momento de empratar comece por colocar os noodles de arroz, a carne de frango desfiada numa tigela ou prato fundo e cubra com o caldo. Coloque os espinafres, os zoodles de curgete e as ervas aromáticas. Finalize com sumo de lima. Sirva com chá de hibisco e gengibre.
As sopas detox também fornecem uma quantidade modesta de hidratos de carbono de absorção lenta e são uma opção económica, prática e rápida de fazer. Mais um ponto positivo: podem ser preparadas com antecedência, armazenadas e aquecidas na hora de consumir. Carregue na galeria para conhecer outras sete receitas da nutricionista Lillian Barros que deve experimentar.