Alimentação Saudável

Esta focaccia de tomate, alho e alecrim segue a receita original italiana

A sugestão é de Oksana Zagoruy, mestre em psicologia clínica e autora do blogue “Dicas da Oksi”.
Focaccia de tomate, alho e alecrim.

Não é novidade que a comida italiana não se reduz a massas e pizzas. As focaccias, por exemplo, são um excelente representante desta gastronomia. Trata-se de um pão rústico que, por norma, é preparado com bastante azeite, sal e diferentes toppings que lhe dão um sabor especial.

Oksana Zagoruy, autora do blogue “Dicas da Oksi”, partilhou a versão do prato que adora fazer no verão, “quando o tomate está em época”. Além deste fruto, leva alho e alecrim, e “pode ser uma entrada festiva muito prática”, já que é possível “preparar a massa na véspera e deixar a levedar no frigorífico”, escreve.

A mestre em psicologia clínica realçou ainda a versatilidade deste pão crocante, cuja massa faz lembrar a da pizza, mas se distingue por ser “mais alta e mais fofa”. Recorda que pode ser apreciado por si só ou utilizado para fazer sandes. 

Do que precisa

— 320gr de farinha de espelta ou trigo branca
— 250ml de água
— ½ pacote de levedura seca (fermento de padeiro, o mesmo que se usa para o pão)
— 6 tomates cherry
— 2 dentes de alho picados
— 6 colheres de sopa de azeite
— 2 colheres de chá de sal
— Alecrim fresco q.b.

Como se faz

Comece por misturar o fermento com 50ml de água morna e deixe dissolver durante alguns minutos. Numa tigela, coloque a farinha e a água com o fermento. Misture bem e adicione a restante água, até conseguir moldar uma bola de massa. Tape-a e deixe a levedar durante pelo menos uma hora, até dobrar de tamanho.

Depois, transfira a massa com cuidado para um tabuleiro de forno regado com azeite, sem espalmá-la para manter as bolhas de ar. Deixe levedar na forma durante mais 20 a 30 minutos.

De seguida, empurre os tomates cherry, o alecrim e os dentes de alho na massa. Regue-a com mais um pouco de azeite e polvilhe com sal grosso, antes de levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 35 minutos.

Carregue na galeria e descubra cinco sugestões práticas e nutritivas que temos para si.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT