Alimentação Saudável

Esta mousse de chocolate é como a das nossas avós — mas sem açúcar nem manteiga

A autora Sandra Nereu garante que "não é difícil fazer uma versão saudável" deste doce. E está aí a receita a prová-lo.
Esta é uma sobremesa que pode fazer parte de uma dieta saudável.

Quantas vezes já se perguntou se pode comer chocolate, mesmo estando em dieta ou querendo manter a sua alimentação o mais saudável possível? De facto, não estranhamos que se questione, tendo em conta que este alimento tem sido apontado ao longo dos anos como uma eterna tentação.

No entanto, dizemos-lhe que há vários estudos que estão a mudar esta perceção e a provar que afinal de contas o chocolate pode mesmo ter efeitos benéficos para a saúde. Um relatório publicado no Netherlands Journal of Medicine, por exemplo, realça uma série de efeitos positivos do chocolate para a saúde, nomeadamente o seu potencial antioxidante. Mas as boas notícias não ficam por aqui. Quanto maior o teor de cacau, como por exemplo no chocolate amargo, mais benefícios existem. 

Na cozinha portuguesa são inúmeras as variedades de receitas que utilizam o chocolate como ingrediente principal. E há, de facto, propostas de sobremesas que garantem não estragar a dieta, não deixando em momento algum de serem deliciosas.

É o caso desta sugestão de mousse de chocolate do blogue Panelinha de Sabores, fundado pela Sandra Nereu, que garante que “a mousse é fantástica”, deixando ainda a certeza que “ninguém desconfia que não é uma receita tradicional”.

Para esta versão saudável de mousse de chocolate só vai precisar de cinco ingredientes simples. Pode ser uma deliciosa e saudável escolha para um lanche ou uma sobremesa para toda a família.

Do que precisa

— 200 gramas de chocolate preto mínimo 70% cacau (sem açúcar)
— 100 gramas de tâmaras secas
— 240ml de leite ou bebida vegetal
— 120ml de claras (três claras de ovo, tamanho L)
— Uma colher de chá de açúcar de coco (ou outro que prefira)

Como se faz

Inicie esta receita descaroçando as tâmaras, colocando-as depois a demolhar durante dez minutos em água quente. Enquanto isso, coloque o chocolate a derreter em banho-maria. Num recipiente, coloque as tâmaras (já escorridas) e adicione metade do leite (se estiver frio, aqueça-o). Triture com a varinha mágica até que fique em creme. Com movimentos firmes, mas aos poucos, adicione o creme de tâmaras ao chocolate derretido. Reserve depois no frigorífico até que arrefeça (de vinte a trinta minutos).

Bata as claras em castelo, adicionando depois uma colher de chá de açúcar de coco. Volte a bater, até obter um preparado homogéneo. Volte ao frigorífico para ir buscar o creme de chocolate, que deve ter enrijecido e ficado mais denso. Ao poucos e em movimentos lentos e circulares, envolva o creme de chocolate nas claras. Divida, por fim, em tacinhas e reserve novamente no frigorífico até que a mousse de chocolate esteja fresca e firme.

Carregue na galeria para descobrir mais 12 sobremesas saudáveis e deliciosas para preparar em cinco minutos (ou menos).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT