Alimentação Saudável

Esta mousse de chocolate saudável só leva 2 ingredientes. Um deles é inusitado

A receita foi partilhada por Teresa Horta Colaço, que venceu o “Masterchef Portugal” com um prato à base de plantas.
Existem vários truques para ficar no ponto

A mousse de chocolate é, provavelmente, uma das sobremesas mais consensuais da história. Ninguém é capaz de ficar indiferente à sua cremosidade e ao sabor irresistível do cacau. Ainda assim, a versão tradicional é uma verdadeira bomba calórica, capaz de detonar qualquer tentativa para manter a linha. Tudo pelos ingredientes que são usados durante a sua confeção. 

Se já experimentou mil e uma versões de mousse de chocolate mais saudáveis, com menos açúcar ou feitas com abacate, mas nenhuma se aproxima do sabor das versões originais, há uma nova receita que está a despertar a curiosidade nas redes sociais. 

A grande culpada é Teresa Horta Colaço, que se rendeu há mais de dez anos à cozinha macrobiótica devido a uma doença crónica. Após descobrir o poder dos alimentos, quis mostrar que uma cozinha à base de plantas pode ser muito saborosa, o que a levou a concorrer ao “Masterchef Portugal”, em 2022, onde se sagrou vencedora. 

Desde então, partilha receitas saudáveis na sua página de Instagram. Uma das mais recentes foi uma mousse de chocolate com aquafaba, ou seja, a água que, por norma, deitamos fora quando abrimos uma lata de grão-de-bico. Esta contém proteínas e amidos que lhe dão propriedades semelhantes às claras de ovo, permitindo que seja batida até formar picos firmes e usada em vários pratos vegan, uma vez que não é de origem animal.

“É muito comum nas minhas aulas haver pessoas a dizer que já experimentaram e nunca foram bem-sucedidas”, reconhece Teresa Horta Colaço. Isto porque existem alguns truques para transformar a aquafaba numa versão de claras em castelo. 
 
“Para garantirem sucesso, e se não têm muita experiência, comecem por fazer com água de grão de frasco ou lata (porque a água estará mais concentrada)”, revela. Depois, o copo da batedeira deve estar sempre bem limpo, já que “a gordura é inimiga do processo”.

Passar com um pouco de limão pela taça da batedeira “não só ajuda a eliminar qualquer vestígio de gordura, como vai fazer com que o pH mais ácido ajude a dar mais estabilidade à aquafaba em castelo”. 

Apesar desta não ter de estar fria, ajuda que esteja à temperatura ambiente, mas nunca quente. Depois basta ter paciência, pois, para obter uma nuvem consistente, “devem bater na velocidade máxima durante sete minutos”. Podem ser adicionadas duas colheres de sopa de açúcar mal comecem a fazer espuma, para dar ainda mais firmeza. 

Do que precisa 

— 120 gramas de aquafaba 
— 250 gramas de chocolate de cozinha de boa qualidade 
— uma pitada de sal 

Como se faz 

Comece por derreter o chocolate com um pouco de leite ou bebida vegetal e reserve. Bata a aquafaba conforme as indicações acima. Aos poucos, e delicadamente, envolva a aquafaba batida ao chocolate. Verta para uma taça e leve ao frigorífico por três horas. 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Teresa Horta Colaço (@teresahortacolaco)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT