Alimentação Saudável

Esta mousse de limão é uma obra de arte genial. Devia estar no MAAT

A preparação é super rápida, mas vai demorar algum tempo até ganhar a consistência certa. Os miúdos vão adorar.
Perfeita para estes dias.

Assim que ouvimos a palavra mousse não há como voltar atrás. É daquelas sobremesas que toda a gente gosta e que ninguém consegue recusar. De chocolate, maracujá, lima ou morango, seja qual for o sabor, cai sempre bem.

Acredita-se que a mousse como nós a conhecemos hoje em dia é uma criação do artista francês Henri de Toulouse-Lautrec, pintor pós-impressionista que ficou conhecido por pintar a vida boémia de Paris de finais do século XIX. Na altura, trabalhando com claras, chamou-lhe “maionese de chocolate”.

O chocolate continua a ser o ingrediente referência quando pensamos em mousse, mas a verdade é que encontramos na fruta matéria-prima para ótimas versões. Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha de Sabores”, dá-nos a conhecer uma versão especial.

Do que precisa

— 500g de iogurte grego natural
—4 claras (reservar gemas para o creme)
—Raspas de 2 limões
—1 colher de sopa (6g) de gelatina neutra em pó (ou 3-4 folhas de gelatina)
—5  colheres de sopa de eritritol ou 8 de outro ingrediente adoçante que preferir

Para o creme:

—4 gemas
—Sumo de 2 limões grandes (160-180ml)
—1colher de sopa de amido de milho (maizena)
—3 colheres de sopa de eritritol ou 5 de outro ingrediente adoçante que preferir
—100 gramas de iogurte grego natural

Como se faz

O primeiro passo é dissolver a gelatina em 50 mililitros de água morna. Depois bata as claras em castelo adicionando metade do ingrediente adoçante quando estiverem a ficar firmes.
Numa tigela misture o iogurte com as raspas de limão e o restante ingrediente adoçante. Envolva as claras. Depois adicione a gelatina dissolvida, lentamente, e envolva sempre em movimentos lentos e circulares. No final pode dividir por taças e levar ao frigorífico enquanto prepara o creme.

Para o creme precisa de misturar todos os ingredientes à exceção do iogurte. Leve ao lume brando o preparado e vá mexendo sempre, até ficar espesso. Retire do lume e misture o iogurte. Coloque por cima da mousse nas taças.

Se adora sobremesas, carregue na galeria para conhecer outras receitas caseiras que pode comer sem culpa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT