O consumo de proteína tornou-se um hábito diário para os entusiastas do ginásio e de uma alimentação saudável. As alternativas mais populares incluem iogurtes, pudins e até barrinhas ricas nesse macronutriente. Contudo, uma boa parte destas opções são baseadas em whey protein, proveniente do leite de vaca — e não convêm a todos.
A proteína de ervilha, com diversos benefícios nutricionais e funcionais, é uma boa alternativa, especialmente para vegans e vegetarianos que não ingerem proteínas animais.
Uma das vantagens deste macronutriente de origem vegetal é a sua fácil digestão, tornando-a uma escolha adequada para quem tem sensibilidade digestiva ou problemas gastrointestinais. Além disso, apresenta um baixo potencial alergénico, sendo isenta de glúten e lactose.
Outra das vantagens desta leguminosa é o facto de apresentar um teor de gordura muito baixo (menos de um por cento) e pela capacidade de “melhorar o metabolismo da glicose”, ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue. Também possui uma elevada concentração de fibra, que “facilita o trânsito intestinal e reduz a absorção de colesterol”, explica a nutricionista Mariana Abecasis à NiT.
As ervilhas também são benéficas para proporcionar a “sensação de saciedade e controle do apetite”, além de contribuírem para o “fortalecimento do sistema nervoso” e o “bem-estar mental”, graças ao seu conteúdo de vitaminas do complexo B, ressalta a especialista.
Uma das maneiras mais práticas de incorporar a proteína de ervilha na rotina alimentar diária é através do pó proteico da zumub. O melhor? Atualmente, está disponível no Aldi com mais de 30 por centro de desconto.
O pó, com sabor a banana e chocolate, deve ser ingerido em porções individuais de 30 gramas, uma a duas vezes por dia. Para um lanche prático, basta misturá-lo com leite, água ou outra bebida à escolha. Deve ser consumido entre as refeições ou após o treino.
A proposta é da marca portuguesa zumub, concorrente direta da Prozis. A empresa, fundada por Urbano Veiga, aposta na “qualidade contínua dos produtos”, conforme explicou o responsável à NiT.
Leia também este artigo da NiT e fique a conhecer as recomendações para a ingestão diária deste macronutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. Apesar de ter vários benefícios, convém ter cuidado com as quantidades que consome.
A proteína em pó de ervilha zumub está disponível nas lojas físicas do Aldi, com mais de 30 por cento de desconto. Cada embalagem de 500 gramas custa 9,99€, sendo que o preço original é 15,99€.
Carregue na galeria para conhecer uma seleção de outros snacks proteicos, de vários tipos, marcas e preços.