Encontrar receitas saudáveis, que sejam deliciosas, não é uma tarefa impossível. Pode ser mais difícil para quem tenha restrições alimentares, há hoje inúmeras alternativas para que possa comer de tudo, com o devido cuidado. Foi por esse motivo que a chef Fabiana Pragier, de origem brasileira e polaca, começou a criar receitas que não têm glúten e laticínios.
Entre as propostas partilhadas no livro “Uma Vida Doce sem Glúten e sem Laticínios”, a chef propõe uma receita de empanadas argentinas. Esta surge como uma boa opção para quem procura uma refeição ou snack criativo.
As empanadas, feitas de raiz, implicam algum tempo na cozinha, já que terá de fazer a massa e o recheio. Mas o resultado compensa: uma receita caseira e inclusiva. Pode dedicar-se à confeção ao fim de semana e congelá-las, por exemplo.
Do que precisa
Para a massa:
— 160 gramas de farinha de arroz
— 40 gramas de farinha de aveia
— 100 gramas de fécula de batata
— 60 gramas de fécula de mandioca
— 7 gramas de goma xantana
— 8 gramas de sal
— 35 gramas de açúcar demerara
— 70 gramas de azeite
— 160 gramas de água
— 80 gramas de ovos inteiros
— 6 gramas de fermento biológico seco
Para o recheio:
— 500 gramas de carne moída
— 2 cebolas picadas
— 100 gramas de manteiga vegetal
— 10 gramas de paprica defumada
— 10 gramas de chilli ou outra pimenta
— 10 gramas de órgãos frescos
— 5 gramas de cominho moído
— 3 ovos cozidos
— sal a gosto
— 1 ovo, clara e gemas separadas
— 2 pequenas batatas cozidas, cortadas aos cubos
Como se faz
A massa:
Comece por misturar, numa taça, todos os ingredientes secos, incluindo o fermento biológico. Faça um buraco no meio da mistura e junte a água, os ovos, o azeite e o açúcar. Depois é só misturar bem até formar uma massa homogénea e deixar fermentar até dobrar o volume. Aproveite a pausa para pôr o forno a pré-aquecer a 200ºC.
Quando a massa ficar com o dobro do tamanho, retire o ar da fermentação e corte em porções de 30 gramas para colocá-las no frigorífico durante 30 minutos. Por fim, é só moldar as bolinhas e estendê-las em círculos. Leva-as novamente ao frio enquanto tapadas e só as retire quando for o momento de as utilizar.
O recheio:
Junte numa taça a carne moída com a paprica, a pimenta, o cominho e o sal e deixe descansar. Coza os ovos, descasque-os e corte-os aos pedaços. Derreta a manteiga vegetal numa frigideira, adicione a cebola e salteie até ficar macia. Depois, terá de refogar a carne temperada na cebola até que esta cozinhe.
Ponha as batatas a cozer e, quando frias, descasque-as e corte-as em cubos pequenos, tal como fez com os ovos. Misture, nessa altura, os órgãos e a cebolinha e junte a carne às batatas.
Para montar as empanadas, coloque uma porção do recheio de carne no centro da massa com um pedaço de ovo cozido e pincele com a clara antes de a fechar, dobrando as extremidades. Com um garfo prende as bordas para ficar com aquele padrão icónico. Por fim, pincele o resto das empanadas com a gema e deixe-as descansar no frigorífico antes de as levar ao forno durante 25 minutos.
Se quiser uma sobremesa para acompanhar estas empanadas argentinas, carregue na galeria para descobrir as 15 receitas de mousse para fazer em casa — e comer sem estragar a dieta.