Alimentação Saudável

A receita de mini-tartes fit que se prepara num instante (e é deliciosa)

É uma receita bastante versátil, rápida de se fazer e ideal para toda a gente da família, visto que não tem adição de açúcar.
São uma perdição.

As tartes são das sobremesas mais famosas no nosso País (e não só). Sejam as típicas tartes de natas ou as tartes de frutas, como a de maçã, a verdade é que marcam sempre presença nos jantares mais importantes do ano, ou mesmo durante um fim de semana. Porém, podem ocupar muito do nosso tempo para serem feitas da melhor maneira, tempo que muitas vezes não temos em abundância com tantas outras tarefas e exigências do nosso dia a dia.

A receita que a NiT lhe traz hoje é uma versão reduzida e facilitada destas típicas tartes. Vem da autoria de Maria Gama, nutricionista e autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”. Visto que Maria Gama também é mãe, criou uma receita que é deliciosa e saudável tanto para os adultos, como para os mais novos: “Não gosto de ser complicada e gosto de fazer o mesmo para a família toda”, diz no seu Instagram.

Estas mini-tartes são também ideais para os dias mais quentes. Embora o verão esteja prestes a terminar, já sabemos que o bom tempo e o calor perduram durante mais algumas semanas. E não tem mal: mesmo que acabe vão continuara a ser uma solução curiosa.

Acima de tudo, esta receita é bastante fácil e não consumirá muito do seu tempo, que pode ser usado para fazer outras coisas que lhe pareçam mais importantes.

A receita original foi feita com sabor a banana. No entanto, é tudo uma questão de gostos. Se for mais fã de morangos, por exemplo, basta substituir a banana durante a receita.

Do que precisa

Para a base

— Flocos de aveia

— Banana

— Manteiga de amendoim

Para o recheio

— Iogurte natural

— Banana (ou outro fruto que prefira)

— Frutos vermelhos

Como se faz

Pela quantidade de ingredientes, já viu que é bastante simples de se fazer. Para começar, tem de preparar a base. Para isso, precisa de colocar flocos de aveia e envolver com banana esmagada e manteiga de amendoim até ficar homogéneo. Depois, tem de distribuir o preparado em formas de silicone e leva ao forno a 180ºC por 20 minutos. A base já está feita.

Passando ao recheio, tem de misturar iogurte natural com banana (ou a outra fruta que escolheu) e misturar bem. Em metade desta mistura junta frutos vermelhos triturados, envolvendo tudo bastante bem. Por último, coloca tudo isto por cima da base e leva ao congelador por cerca de duas horas enquanto descansa. Após tirar as mini-tartes do congelador vai ver que já estão prontas para serem comidas em família (ou não).

Estas mini-tartes são um snack ideal para o lanche da manhã, mas antes disso vem o pequeno-almoço. Pode carregar na galeria para descobrir os cinco pequeno almoços ideais para quem quer perder peso, segundo a nutricionista Maria Gama. O desafio é simples: pode experimentar um por dia, durante cinco dias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT