A papaia é rica em antioxidantes que ajudam a controlar o envelhecimento e na prevenção de obstipação pelo seu conteúdo em fibra. Combinada com a rúcula, temos algo ao melhor espírito detox para o nosso organismo.
“Santa Melancia” é nome do blogue de Lilian Barros, nutricionista clínica. A página surgiu como ferramenta para todos os pacientes que frequentavam as consultas da autora e aos interessados pela nutrição. É uma espécie de diário da nutrição onde pode encontrar receitas e dicas bastante úteis como descobrir qual é a dieta mais indicada para si ou saber quais são as alternativas à água.
As receitas são naturalmente um dos pontos fortes da página e aproveitámos estes dias de sol para ver que opções poderiam chamar a atenção para a metade mais solarenga do ano.
A papaia em especial já é uma fruta que combina com o calor mas que aqui ganha o toque crocante extra (e sempre bem-vindo) do amendoim, além do pepino, que dá um toque de frescura a qualquer prato.

De que precisa
— 150g rúcula
— Duas cenouras
— Dois tomates
— Meia papaia
— ¼ de pepino
— Duas colheres de sopa de linhaça castanha
— Duas colheres de sopa de amendoins
Como se faz
Exatamente como se quer com saladas, não tem nada que elaborar. Lave bem os vegetais e pode aprimorar no corte e apresentação. A vantagem das saladas é que uma qualquer substituição de um ingrediente permite ver o que funciona melhor com a base que escolheu. E a papaia e a rúcula em particular são fáceis de combinar com outros elementos. Pode também usar a própria casca da papaia como sugestão de apresentação. E já sabe: evite abusar nos molhos e temperos.
Se está à procura de mais sugestões leves, carregue na galeria para descobrir cinco bebidas hidratantes que ajudam a perder peso — e que pode fazer em casa de forma fácil.