Alimentação Saudável

Estas barras de aveia e nozes pecan são o snack perfeito para qualquer altura do dia

De uma vez consegue fazer logo 16 barritas. Vai poder dizer adeus por uns dias à tentação por qualquer outro snack.
Uma solução bem simples.

Os snacks são uma das mais furtivas armadilhas de qualquer dieta. A meio da manhã ou a meio da tarde, é natural que se queira um pequeno reforço entre refeições. O problema é que é bem fácil comprarmos algum bolo ou ter outro snack qualquer calórico demais.

Este é um daqueles casos em que escolher o caminho mais rápido e fácil pode ser um desmancha-prazeres. O que fazer? Pôr mãos á obra e de uma vez resolver snacks para vários dias (ou ou para toda a família, como for mais conveniente).

É aqui que entra a sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, a responsável pela página “Loveat”, onde abundam receitas saudáveis interessantes. A sugestão desta vez permite fazer de uma assentada 16 barritas de aveia e nozes pecan . São bem mais saudáveis que muitas outras opções que poderíamos escolher. E sim, têm um toque doce que vai adocicar o dia sem grandes remorsos.

Ficaram assim.

De que precisa

Uma chávena e meia de farinha de aveia

Três colheres de sopa de óleo de coco derretido

Três colheres de sopa xarope de agáve

Duas colheres de chá de extrato de baunilha

Uma pitada de sal

Uma chávena e meia de nozes pecan

Meia chávena de açúcar de coco

1/3 de chávena de xarope de agáve

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma redonda de 22 cm com papel vegetal. Numa taça média adicione a farinha de aveia, o óleo de coco, o xarope de agáve, uma colher de extrato de baunilha e o sal. Misture com um garfo até formar uma textura arenosa. “Coloque na forma e use os dedos para pressionar uniformemente ou use a base de um copo para calcar”, sugere a nutricionista.

Leve ao forno por 6-7 minutos. Deixe arrefecer enquanto prepara o recheio de nozes pecan. Adicione o açúcar de coco, o xarope de agáve e a baunilha num tacho e leve a lume médio-baixo. A mistura de caramelo vai derreter e começar a ferver e a borbulhar. Certifique-se de mexer constantemente com uma vara de arames durante este processo.

Adicione as nozes pecan e deixe a mistura cozinhar por mais 30 segundos, e de seguida, verta imediatamente a mistura de nozes caramelizadas por cima da base de aveia já arrefecida. Espalhe as nozes delicadamente.

Finalmente, leve ao forno por mais 15-17 minutos (dependendo do tipo de forno), depois retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de servir. “A mistura vai solidificar assim que arrefecer”, assegura.

Estes meses de confinamento e teletrabalho permitiram explorar outras opções de snack. Carregue na galeria e descubra 12 snacks que pode comer sem engordar.

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