Alimentação Saudável

Estas bolachas de chocolate low carb fazem-se em 25 minutos — e são deliciosas

São saudáveis e fáceis de preparar — e a companhia perfeita para um serão passado à lareira. Vai ficar fã, é garantido.
Vai ser o deleite de toda a gente.

São pequenas, deliciosas e podem ser comidas a qualquer altura. Quer esteja a passear, a ver um filme ou até a trabalhar, as bolachas são o doce perfeito para nos fazer companhia durante o dia. Claro que algo tão bom não podia ser perfeito: muitas vezes, este snack é uma bomba calórica (e não deve ser consumido em grandes quantidades).

Se é fã de bolachas, existem alternativas saudáveis — muitas são uma abordagem diferente às versões tradicionais e juntam o melhor dos dois mundos: o sabor e o impacto mais positivo na nossa saúde. Os famosos biscoitos com pepitas de chocolate não são exceção e têm uma variante bem menos calórica e que a NiT escolheu dar-lhe a conhecer.

Tratam-se de umas bolachas de chocolate com pepitas low carb, sem glúten e sem lacticínios. A receita foi criada por Ana S. Guerreiro, mas todos a conhecemos como Mamã Paleo. Foi partilhada no seu blogue, onde afirma que “serão sempre umas bolachinhas bem melhores do que as de compra, cheias de açúcar e outros ingredientes menos saudáveis.”

Caso ainda não esteja convencido, apenas demoram 25 minutos a fazer e não precisa de ser um autêntico mestre da culinária para obter um resultado perfeito.

Do que precisa

— 100 gramas de manteiga de amêndoa, amendoim ou caju
— 1 ovo médio e uma clara
— 20 gramas de farinha de coco ou de amêndoa
— 2 colheres de sopa de cacau em pó

(opcional)

— 20 gramas de pepitas de chocolate preto (opcional)
— 2 gotas de essência de baunilha (opcional)
— 2 colheres de sopa de xilitol (também pode trocar por açúcar de coco ou xarope de tâmara, com quantidade a gosto)
— Pitada de sal

Como se faz

Como já dissemos, é uma receita bastante rápida e nada complexa. Misture todos os ingredientes até obter uma pasta com uma consistência moldável. Molde cerca de 12 bolinhas com a massa criada e disponha sobre um tapete de silicone ou folha de papel vegetal, espalmando-a em forma de bolacha. Leve-as ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de dez minutos, até ficarem douradas.

Não as pode comer imediatamente, visto que terá de esperar uns minutos para que arrefeçam. Quando já se sentir saciado basta armazená-las no frio.

Carregue na galeria para descobrir outras receitas com chocolate (mas que não estragarão a sua dieta).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT