Alimentação Saudável

Estas bolachas saudáveis só precisam de 5 ingredientes — e vai querer prová-las já

Só levam banana, flocos de aveia, canela, sementes de linhaça e um ovo. Em 30 minutos estão prontas.
São saudáveis e deliciosas.

O mau tempo e a chuva estão de volta esta semana, mas isso não tem de ser necessariamente negativo. O tempo não convida a sair de casa e pode ser uma boa altura para experimentar novas receitas, especialmente se elas forem saudáveis. A receita de bolachas de aveia e banana da nutricionista Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha“,  precisa de apenas de cinco ingredientes e é uma boa opção para este fim de semana.

A receita não é propriamente nova e a moda de fazer bolachas saudáveis provavelmente já lhe encheu o livro de receitas de boas sugestões. Ainda assim, é sempre bom ter uma nova receita à mão. Todos sabemos o quão complicado pode ser ter um pacote bolacha de casas e comer apenas uma. Assim sendo, nada como fazer as suas próprias bolachas — pelo menos está sempre no controlo dos ingredientes. 

Esta versão é fácil e rápida de fazer. São uma excelente opção para levar para lanchar no trabalho ou para as crianças terem em casa quando querem algo diferente para petiscar — e que é uma opção mais saudável. Não vai precisar de ingredientes muito complexos nem de nada que não tenha já na despensa. Quando acabar a receita, pode acompanhar tudo com um iogurte magro ou queijo fresco.

Do que precisa:

— 4 colheres de sopa de flocos de aveia;

— Meia banana ;

— Canela q.b;

— 1 colher de sopa de sementes de Linhaça ;

— 1 ovo.

Como se faz:

Pré-aqueça o forno a 180.ºC. Entretanto, numa taça, esmague a banana num prato ou numa tigela com a ajuda de um garfo. Adicione os flocos de aveia, as sementes de linhaça (triturada), a canela e o ovo. Mexa bem até ficar envolvido.

Pegue na massa e faça pequenas bolinhas com a ajuda de uma colher. Disponha-as num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Deixe cozer durante 20 a 30 minutos, até que as bolachas estejam prontas.

 

Se está com um enorme apetite por (ainda) mais bolachas, carregue na galeria para ficar a conhecer outras sete receitas para comer no sofá ou no trabalho, sem engordar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT