Alimentação Saudável

Estas são as 11 frutas de verão menos calóricas — e ideais para quem quer emagrecer

O abacate, a banana, a uva e o figo estão na parte negra da lista, mas têm outras vantagens, segundo a Deco.

Ninguém tem dúvidas: a fruta é um dos mais importantes alimentos para o nosso corpo. São fonte de fibra, vitaminas, minerais e antioxidantes. No entanto, também contêm calorias e açúcares, pelo que o seu consumo deve ser moderado.

O abacate, a banana, a uva e o figo são frutas da época que se encontram entre as mais calóricas. Por esse motivo, podem ser vistas como alimentos a evitar. Porém, se consumidas de forma moderada, numa dieta variada, são saudáveis, trazem grandes benefícios nutricionais e não aumentam o peso”, diz a Deco numa nota publicada no site oficial a 7 de agosto.

A recomendação geral é que sejam consumidas três a cinco porções por dia — uma porção equivale a uma peça de fruta ou 160 gramas. Porém, vários nutricionistas disseram à NiT que este número pode variar de acordo com os objetivos individuais. Se alguém estiver a tentar perder peso, por exemplo, o ideal serão as três peças. Mas, atenção: entre comer um doce ou peça, ultrapassando esta quantidade, a fruta deve ter prioridade.

O conselho da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor é intercalar entre frutas mais e menos calóricas, e optar, sempre que possível, por fruta da época. 

Para quem procura emagrecer ou controlar o peso, o ideal será escolher opções com valores energéticos mais baixos. A melancia é um bom exemplo disso, uma vez que soma 26 calorias por cada 100 gramas — um valor bastante inferior quando comparado com as uvas, por exemplo, que têm 81 calorias pela mesma quantidade.

Apesar destas diferenças, não se esqueça: qualquer fruta é nutricionalmente muito mais rica do que alimentos que muitas vezes tomam o seu lugar à sobremesa e ao lanche, como bolos e bolachas.

Carregue na galeria para saber, então, quais são as 11 frutas de verão menos calóricas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT