Alimentação Saudável

Este “bacalhau” com natas vegetariano vai ser um sucesso no próximo jantar de grupo

Curgete, beringela, alho francês, espinafres, natas de soja light e sementes de linhaça são ingredientes que compõem a receita.
A sugestão é da autora do blogue “Dicas de uma Dietista”.

Receber os amigos e familiares em casa para um almoço ou jantar pode ser um verdadeiro desafio na hora de definir a ementa, sobretudo quando se quer deixar os pratos calóricos longe da mesa. A nutricionista Sónia Marcelo sabe-o e sugere que na próxima receção surpreenda os convidados com uma receita vegetariana muito semelhante ao bacalhau com natas. É um prato equilibrado mas nem por isso menos saboroso e que tem ainda a vantagem de agradar a quem prefere deixar o peixe e a carne fora da dieta.

A autora do blogue “Dicas de uma Dietista”, assegura que esta é a iguaria ideal para mostrar que ser saudável também “é ter prazer” e “comer pratos deliciosos, sem que tenham, obrigatoriamente, muitas calorias”.

Aqui, as tradicionais batatas fritas dão lugar às cozidas e, entre natas de soja light e uma série de vegetais e temperos, nem vai dar pela ausência do bacalhau. Sónia garante que a receita foi “um sucesso” e “todos adoraram” numa das vezes em que desempenhou o papel de anfitriã. Aprenda a fazê-la e veja se consegue os mesmos resultados.

Do que precisa

— 1 curgete

— 1 beringela

— 1 alho francês (parte branca)

— 2 mãos de espinafres (folhas)

— 200 gramas de batata cozida

— 1 pacote de natas de soja light

— 3 colheres de sopa de azeite

— sementes de linhaça moídas q.b.

— sal e pimenta q.b.

— slho em pó q.b

Como se faz

Coloque o azeite numa panela e deixe aquecer entre um a dois minutos. Depois junte a curgete e a beringela, cortadas em cubos pequenos, a cenoura e o alho francês, partidos às rodelas finas. Cozinhe durante 10 a 12 minutos.

Enquanto isso, coza as batatas, cortadas em pequenos cubos, durante 10 minutos. Em seguida, adicione-as aos legumes, misture, acrescente os espinafres e tempere com sal, alho em pó e pimenta. Mexa bem.

Com tudo devidamente misturado, acrescente as natas de soja light e envolva cuidadosamente. Verta o preparado para um pírex, coloque as sementes de linhaça moídas por cima e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 15 minutos. Sirva com salada a gosto.

Carregue na galeria para descobrir receitas com chocolate que pode apreciar sem culpas. São perfeitas para terminar qualquer refeição em grande estilo.

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