Alimentação Saudável

Este bolo de chocolate saudável é irresistível para comer antes do Natal

O ingrediente principal, e que lhe dá o sabor, é a farinha de alfarroba — o segredo para esta receita fit e saborosa.
A receita mais saudável e saborosa deste inverno.

Sabemos que o Natal está quase a chegar e é melhor ter cuidado com o que comemos até lá — até porque já sabemos que nessa altura iremos acabar por comer mais doces que o habitual. No entanto, há receitas super fit e saborosas que podemos ir fazendo para matar saudades de uma gulodice.

Normalmente, os ingredientes mais prejudiciais que usamos na confeção dos bolos de chocolate são as farinhas brancas, os açúcares refinados e o típico chocolate de culinária. Mas esta receita da blogger Vanessa Alfarro não leva nenhum destes ingredientes, aliás os únicos que manteve foram os ovos e o fermento.

Assim, este bolo de alfarroba com cobertura de chocolate é uma receita mais saudável e extremamente saborosa que pode fazer. Acredite que vai agradar tanto aos miúdos como aos adultos. Também pode levar este bolo para o próximo jantar de Natal — vai ser um sucesso garantido.

Do que precisa

— 1 chávena de farinha de alfarroba

— 1 chávena de farinha de arroz

— 100 mililitros de bebida vegetal

— 6 colheres de sopa de açúcar de coco

— 5 ovos

— 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Calda de chocolate

— 70 gramas de chocolate 70 por cento cacau

— 1 colher de sobremesa de óleo de coco

— 50 mililitros de bebida vegetal

Como se faz

Pré-aquecer o forno a 180 graus. Numa taça, combinar os ingredientes secos. Noutra taça misturar os ingredientes líquidos. Envolver os ingredientes secos nos ingredientes líquidos, até formar uma massa homogénea. Numa forma de silicone ou untada com óleo de coco ou forrada com papel vegetal, verter a massa.

Levar ao forno durante 20 a 25 minutos a 180 graus. Ferver os ingredientes da calda de chocolate até ficar cremoso, retirar do lume, deixar arrefecer, cobrir o bolo com a calda e pedaços de chocolate.

Pode substituir a farinha de alfarroba por cacau puro em pó e a farinha de arroz por farinha de aveia.

Carregue na galeria e tome nota de dez sobremesas diferentes e saudáveis para experimentar este Natal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT