Alimentação Saudável

Este bolo tem a combinação perfeita de dois sabores: chocolate e banana

A proposta de Vanessa Alfaro é uma alternativa saudável a outro tipo de sobremesas. E qualquer pessoa pode replicar a receita em casa.
O chocolate e a banana são os ingredientes protagonistas.

Existem dois ingredientes que quando são combinados da maneira certa se tornam numa verdadeira tentação: o chocolate e a banana. Quer seja em milk-shakes, tortas, brigadeiros e bebidas, a união da leveza e frescura desta fruta tropical com o sabor único do cacau conquista a grande maioria das pessoas. Mas é na categoria dos bolos que o chocolate e a banana são o match perfeito. Se as receitas de bolos com esta combinação forem tanto saudáveis como deliciosas, melhor ainda. E há uma sugestão que corresponde a todas essas expetativas.

A criadora de conteúdos Vanessa Alfaro partilhou na sua página do Instagram uma proposta de bolo de chocolate e banana que é “uma receita deliciosa, de fácil preparação e sem adição de açúcar”, explica a autora. Depois, os dois ingredientes principais trazem uma brutal composição nutritiva a este bolo. Se, por um lado, o chocolate é uma verdadeira fonte de antioxidantes; a banana, por sua vez, vai dobrar essas propriedades. Depois, claro, estes ingredientes estão repletos de nutrientes e fibras que podem afetar positivamente a saúde.

“Vai uma fatia?”, questionou na publicação Vanessa Alfaro. Se a resposta é sim, vá até à cozinha e prepare por si esta receita simples em que só necessitará de nove ingredientes. 

Do que precisa

— 100 ml de bebida vegetal ou leite
— Sete colheres de sopa de farinha de aveia
— Cinco colheres de sopa de farinha de amêndoa
— Três ovos
— Três bananas bem maduras
— Duas colheres de sopa de cacau magro em pó
— Uma colher de sopa de fermento em pó
— Três quadrados de chocolate 80% cacau
— Azeite/óleo de coco

Como se faz

Comece por pre-aquecer o forno. Depois, já com olhos (e mãos) postos na receite, junte todos os ingredientes num processador e triture. Unte, de seguida, uma forma com óleo de coco ou azeite. Derreta os quadrados de chocolate em banho Maria ou no microondas com um fio de azeite ou uma colher de chá de óleo de coco. Numa forma redonda de tamanho médio, coloque a massa. Por fim, espalhe o chocolate derretido e espalhe, com auxílio de um garfo, por cima da massa. Leve ao forno a 180°C durante 25 a 30 minutos.

De seguida, carregue na galeria para conhecer sete receitas saudáveis (e deliciosas) que pode comer sem culpa — e em que o cacau é o ingrediente especial.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT