Alimentação Saudável

Este cheesecake feito com gin tónico é a melhor sobremesa para as noites de verão

Flocos de aveia, miolo de nozes, tâmaras secas e iogurte grego natural são alguns dos outros ingredientes. Imperdível.
Experimente.

Nas noites de calor típicas das férias de verão, não há há nada melhor do que beber um gin tónico. No campeonato das sobremesas, o cheesecake é também particularmente apreciado nesta altura do ano, sobretudo pela sua frescura. Além disso, trata-se de uma receita relativamente simples, que não exige que passe séculos fechado na cozinha.

Posto isto, é fácil concluir que melhor do que um gin tónico ou um cheesecake, só mesmo uma mistura dos dois. Parece estranho? Não se preocupe, porque o importante é que o gin tónico cheesecake saiba bem. Pelo menos, é o que Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha de Sabores” e responsável por esta proposta irreverente, afirma.

Flocos de aveia, miolo de nozes ou outro fruto seco oleaginoso, tâmaras secas, queijo creme e iogurte grego natural são alguns dos ingredientes necessários para fazer este bolo “fresco, leve e que deixa um aroma incrível na mesa, pela combinação do gin tónico com lima”.

Seja no próximo jantar de grupo ou para surpreender alguém especial no dia de aniversário, é sempre de uma boa opção Se o fizer na véspera e o deixar no frio durante a noite, vai ver que o tempo passa mais depressa.

Do que precisa

Base
— 120 gramas de flocos de aveia
— 100 gramas de miolo de nozes (ou outro fruto seco oleaginoso)
— 100 gramas de tâmaras secas

Recheio
— 200 gramas de queijo creme
— 500 gramas de iogurte grego natural
— 4 colheres de sopa de eritritol (ou 7 de outro ingrediente adoçante que preferir)
— 6 folhas de gelatina neutra
— 60 ml de gin
— 60 ml de água tónica
— sumo de 1 lima

Como se faz

Base
Comece por colocar todos os ingredientes — as tâmaras devem estar descaroçadas e partidas em pedaços — no processador de comida. Em seguida, triture até fazer um crumble que, apesar de solto, fique agregado ao apertar. Caso este esteja muito seco, adicione meia colher de sopa de água. Por fim, passe a mistura para uma forma de fundo amovível, com 20 centímetros de diâmetro, previamente untada e forrada com papel vegetal. Pressione no fundo e reserve no frigorífico enquanto faz o recheio.

Recheio
Primeiro, coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante três minutos. Depois, junte o gin com a água tónica e aqueça sem deixar ferver. Após escorrer a gelatina, mergulhe-a na mistura de gin, mexa para dissolver e reserve.

Numa tigela, misture o queijo com o iogurte, o eritritol e o sumo de lima, antes de adicionar, lentamente e mexendo sempre, a gelatina dissolvida no gin tónico. Finalmente, verta o combinado por cima da base e leve ao frigorífico por, pelo menos, quatro horas. Passado este tempo, pode desenformar o cheesecake para o prato de servir e decorá-lo a gosto, com rodelas de lima e hortelã.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas perfeitas para os dias mais quentes.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT