Alimentação Saudável

Este é o bombom de Natal menos calórico à venda nos supermercados

É também aquele que contém menos gordura. Por isso, se estiver com dúvidas, escolha este.
Veja se é o seu favorito.

Redondos, retangulares ou quadrados. De leite, chocolate negro ou com aromas de fruta. Quando chega o Natal, os bombons da época invadem quase todos os corredores dos supermercados e as mesas lá de casa também. Com eles trazem calorias, gordura e muito açúcar — nada de bom para a saúde, nem para a dieta.

Calma, não vamos recomendar que pare de comer estes chocolates, até porque isso só iria causar frustração. No entanto, no momento de escolher a versão que vai levar para casa, deve saber que há alguns que conseguem ser menos maus nutricionalmente.

Entre as dezenas de bombons de Natal que analisámos, sobressaiu um nome bastante conhecido: After Eight. Descritos como “deliciosas lâminas de chocolate preto com a irresistível frescura do creme de menta”, ocupam o primeiro lugar na lista dos menos calóricos.

É que uma destas lâminas (cerca de 8,3 gramas) contém 36 calorias. Se pensarmos em 100 gramas deste chocolate, são 428 calorias. Mas há mais: este é também o bombom com menos gordura. São 1,1 gramas, dos quais 0,6 saturados por uma unidade — não há nenhum outro que se aproxime deste número.

Foram criados em 1970.

Se procura versões com menos açúcar, o After Eight deixa de ser a melhor opção, já que uma lâmina destas significa 5,3 gramas de açúcar. Neste caso, o I Love Milka (3,4 gramas de açúcar por um bombom), o Raffaello (3,3 gramas) ou as trufas de chocolate da marca LaCasa (3 gramas) são as melhores opções.

E o famoso Ferrero Rocher?

Embora pareça inofensivo, 100 gramas de Ferrero Rocher significam 603 calorias, 42,7 gramas de gordura (dos quais 14,1 são saturados), 44,4 gramas de hidratos de carbono (dos quais 39,9 são açúcares) e 8,2 gramas de proteína.

Já um único bombom junta, em média, 75 calorias, cinco gramas de gordura, 5,5 gramas de hidratos de carbono e 1,1 grama de proteína. Portanto, se comer um Ferrero Rocher todos os dias durante a semana de Natal, dá um total de 525 calorias. Se o fizer durante duas semanas, já são 1050 calorias, o que é ainda mais assustador.

Ainda assim, este chocolate está entre os melhores. Em 2017, a DECO, com a ajuda do chef especialista em chocolate Nelson Félix, classificou-o com cinco estrelas em cinco. Embora também tivesse alertado para as calorias, deixou claro que “tem um excelente equilíbrio, recheio e crocância”.

Carregue na galeria para descobrir, então, os chocolates de Natal com mais e menos calorias, por ordem crescente.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT