Já não há dúvidas de que existe uma preocupação geral da sociedade em apostar em força na sustentabilidade. E ainda bem que assim é. A sensibilidade para as questões ambientais tem vindo a crescer de ano para ano e a verdade é que estamos, atualmente, numa fase importante de mudança. A sociedade e as marcas já produzem alternativas amigas do ambiente.
Um dos recursos naturais mais importantes de preservar é, sem dúvida, a água. Ela é indispensável à vida e, por isso, deve ser vista como um bem essencial precioso, finito e indispensável. A Água de Luso tem, desde sempre, uma grande preocupação com a gestão sustentável deste recurso e do seu ecossistema envolvente, assentando o seu trabalho nos três pilares deste modelo consciente: reduzir, reutilizar e reciclar.
Com mais de 160 anos de história, a Água de Luso que bebemos hoje permaneceu intocada até ser engarrafada. Ela provém da chuva, que se infiltra pelas rochas da Serra do Bussaco, num processo que demora cerca de mil anos e que acontece a centenas de metros de profundidade.
O compromisso da Água de Luso
Focada no seu compromisso ativo, a Água de Luso continua a percorrer o seu caminho para se tornar cada vez mais sustentável. Esse compromisso já faz parte da marca desde a sua origem, sendo um dos exemplos o uso de garrafas de vidro retornáveis, que são utilizadas, em média, 40 vezes.
Ao longo dos anos, a aposta na sustentabilidade foi aumentando progressivamente. Desde 2010, a Água de Luso reduziu em 30 por cento o PET utilizado na composição das suas garrafas, que são 100 por cento recicláveis. Depois, em 2018, os rótulos de papel das garrafas passaram a ser provenientes de florestas sustentáveis com certificação do Conselho de Gestão Florestal (FSC — Forest Stewardship Council). E em 2019, Água de Luso foi distinguida com uma certificação, uma norma que atesta as melhores práticas ambientais, atribuída pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER).
Tendo já no seu portefólio as garrafas retornáveis e as de PET 100 por cento recicláveis, a marca Luso decidiu, após um estudo de mercado, avançar com um projeto piloto, ainda sem conclusões finais, para criar uma embalagem totalmente inovadora, com novos materiais para a marca — nomeadamente o cartão.
Assim, nasceu a primeira caixa de cartão de Água de Luso — de cinco ou dez litros — com uma torneira incorporada. Este produto simboliza mais um passo no sentido da redução dos impactos ambientais, sendo 100 por cento reciclável e super fácil de transportar. O tamanho da caixa é muito conveniente e permite até que seja colocada no frigorífico. Já está à venda em lojas selecionadas do Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia.
Também este ano, a marca apostou no ecodesign que deu origem a uma nova garrafa PET de 50cl, que permite uma otimização logística, reduzindo o número de camiões na estrada e, consequentemente a pegada de carbono.
Além disso, foram instalados 3.150 painéis fotovoltaicos na unidade de engarrafamento da Água de Luso, representando 20 por cento de redução do consumo energético. A marca é também responsável pela exploração e manutenção do ecossistema onde a captação se localiza, sendo a proteção garantida por um rigoroso plano de exploração e atenta vigilância, exercida sobre um perímetro de proteção legalmente definido.
A marca Luso tem sempre em vista o apoio à sua comunidade. Exemplo disso foi a plantação de 35 mil árvores na Serra do Bussaco. Por cada inscrição na Meia Maratona de Lisboa de 2019, a Água de Luso comprometeu-se a plantar uma árvore.
O compromisso da Água de Luso para o futuro é continuar a percorrer o caminho da sustentabilidade, preservando sempre o ecossistema e respeitando a comunidade envolvente. Percorra-o também e faça parte da proteção de um dos recursos naturais mais importantes da vida.