Alimentação Saudável

Este incrível (e saudável) bolo de mousse de chocolate faz-se com 6 ingredientes

Pouca gordura, muito sabor. É esta a fórmula vencedora da sua próxima mousse de chocolate favorita — que é vegan.
Que maravilha

Faz-se apenas com dois componentes absolutamente essenciais. No fundo, uma crosta crocante onde o segredo está na amêndoa. Por cima, uma mousse suave e doce — sem depender de açúcares. Por cima? O que bem entender.

Além de ser saudável, é extremamente simples de fazer, já que usa poucos ingredientes e precisa apenas de um processador. O resto pode bater à mão, mas se tiver por casa uma misturadora, tanto melhor.

A proposta vegan do “Feasting On Fruit” assegura a doçura através do xarope de ácer, da batata doce e das valiosas tâmaras. Já a crocância fica a cargo da valente dose de amêndoas que ajuda a formar a crosta. Processar aqui, misturar ali e a mousse faz-se em pouco mais de 15 minutos. E provavelmente come-se em menos tempo.

Do que precisa

Crosta
— 300 gramas de amêndoas
— 2 colheres de sopa de xarope de ácer
— 1 colher de sopa de água (se necessária)

Mousse
— 250 gramas de batata doce cozida e esmagada
— 225 gramas de tâmaras sem caroço
— 375 mililitros de leite vegetal
— 35 gramas de cacau em pó

Como fazer

Coloque as amêndoas num processador e desfaça até ficarem numa espécie de farinha homogénea. Acrescente o xarope de ácer e volte a processar até obter uma mistura grumosa. Acrescente uma colher de água, se necessário, até obter uma massa pegajosa e que se mantenha unida quando pressionada.

Numa forma de 15 centímetros, coloque papel vegetal e espalhe a massa sobre o fundo, pressionando bem, de forma a que ocupe toda a base. Entretanto, pré-aqueça o forno a 175 graus.

Numa misturadora, combine todos os ingredientes da mousse e bata até obter uma mistura macia e cremosa. Coloque por cima da crosta já assente na forma e leve ao forno entre 45 a 50 minutos.

Assim que estiver, retire do forno, deixe arrefecer à temperatura ambiente e depois coloque no frigorífico durante a noite. Sirva diretamente do frigorífico, acompanhado de frutos vermelhos ou natas batidas.

Ainda à procura de mais receitas? Espreite estes 16 bolos de chocolate que pode fazer já em casa. Carregue na galeria para ver tudo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT