Alimentação Saudável

Este snack é saudável, viciante e dá para qualquer refeição (demora 15 minutos a fazer)

Maria Gama, nutricionista do "Põe-te na linha", revelou que a receita foi surpreendente: "Ficou mesmo saboroso... aliás, um vício". 
É tão delicioso que não vai conseguir resistir.

A história da origem da granola tem muito que se lhe diga. Se por um lado terá sido criada a primeira receita em 1863 pelo médico americano James Caleb Jackson; por outro, foi o homem que dá hoje nome à marca produtora de cereais Kellogg’s — o John Harvey Kellogg — que a popularizou. Em 1889, Kellogg já vendia várias toneladas da mistura por semana.

Ao longo dos anos, a granola tornou-se numa das refeições matinais mais consumidas nos Estados Unidos e na Escócia. No entanto, também nas mesas portuguesas tem alcançado o seu sucesso, sobretudo como petisco antes de serem servidas as refeições principais.

Os componentes nutricionais da granola vão variando, consoante os ingredientes. No entanto, são quase sempre uma boa fonte de nutrientes e fibras. Para controlá-los, a verdade é que é sempre uma boa opção fazer este snack delicioso e crocante com o que tiver em casa. 

A proposta chega-nos da página “Põe-te na linha“, onde na publicação em que é partilhada a receita a nutricionista Maria Gama admite que usou apenas ingredientes que tinha à mão. “Foi literalmente ir à despensa, pegar no que tinha e fazer”. E só precisou de 15 minutos para preparar a granola.

Do que precisa

200 gramas de amendoins
150 gramas de avelãs, amêndoas, fruta (adapte com as sementes, grãos ou frutas secas que tenha aí por casa)
Mel

Como se faz

Junte todos os ingredientes numa tigela e envolva com duas colheres de sobremesa de mel. Leve depois ao forno durante cerca de 15 minutos, a 180°C. Guarde, para terminar, dentro de um frasco ou coloque em tacinhas em cima da mesa.

Se é fã de snacks deliciosos, que pode comer a toda a hora (e sem engordar), e NiT fez uma lista completa de nove receitas deliciosas. Carregue na galeria para as conhecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT