Alimentação Saudável

Estes coscorões vão ser um sucesso no Natal — e nem sequer são fritos

Os tradicionais são uma opção bastante calórica. Esta versão é feita no forno, o que muda logo tudo — menos o sabor.
É aquele doce tradicional que todos fazem no Natal.

O Natal não são apenas luzes brilhantes, decorações bonitas e presentes para os amigos e família. A comida também é uma grande parte desta época festiva. O arroz doce, a aletria, os sonhos e as rabanadas são algumas das iguarias que não podem faltar à mesa durante esta quadra. Além destas, existe outra que também é muito apreciada: os coscorões.

Acredita-se que sejam de origem mourisca e que foram trazidos para a Europa pelos cruzados. Quem já provou sabe que são bastante resistentes — especialmente ao tempo —, o que os tornava  ideais para as longas viagens, principalmente durante a Idade Média. Naquela altura, podiam ser regados com mel ou polvilhados com sal, sendo assim uma opção que tanto se podia comer doces ou salgada.

O sucesso no País manteve-se, e é difícil encontrar uma mesa de Natal onde esta massa frita não esteja presente. Infelizmente, fazem parte daquele conjunto de doces típicos dos quais todos os que estão num perda de peso se devem afastar.

Grande parte do valor calórico dos coscorões vem do facto de serem fritos e, logo, pouco saudáveis.

A receita que a NiT lhe traz hoje não requer fritura, apenas tempo no forno. Foi criada pela nutricionista Sónia Marcelo, que a partilhou no seu blogue “Dicas de Uma Dietista”.

Do que precisa

— 200 gramas de farinha
— 50 gramas de farinha integral
— 5 colheres de sopa de leite
— 2 colheres de sopa de azeite
— 2 colheres de sopa de aguardente
— 4 colheres de sopa de água
— 1 pitada de sal
— Raspa de um limão

Como se faz

Comece por misturar as farinhas com a pitada de sal e amasse bem. De seguida, adicione o azeite, a aguardente, o leite, a água e a raspa do limão, amassando tudo até obter uma massa elástica e consistente. Coloque a massa num recipiente tapado e deixe repousar durante 20 minutos.

Enquanto isso, pode ligue o forno a 180 graus e prepare os tabuleiros, forrando-os com papel vegetal. Agora, estenda a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha e estique-a com o rolo até ficar com uma espessura fina. Corte vários retângulos de cerca de 9×6 centímetros, e no centro destes faça três cortes. Para terminar, só tem coloque-os num tabuleiro e leve-os ao forno por 12 minutos — ou até dourarem.

Carregue na galeria e tome nota de dez sobremesas diferentes e saudáveis para experimentar este Natal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT