Alimentação Saudável

Estes donuts de chocolate são o snack perfeito para os mais gulosos — e não são fritos

É uma versão mais consciente do que a tradicional e no final ainda pode usar a imaginação.
De chorar por mais

O chocolate é aquele ingrediente a que poucos resistem. Quem gosta, gosta mesmo a sério e não diz que não a um bocadinho, seja qual for a sua apresentação.

Quando ao chocolate juntamos donuts — ou ao contrário —, sabemos que estamos perante uma aposta vencedora. O único senão é que, normalmente, a receita tradicional destes doces, além de todo o açúcar, é frita.

Para evitar esse método de confeção que não é, obviamente, o mais saudável, a receita do blogue “Chocolate a Mais” é a proposta ideal. Troca o óleo da fritura pelo forno e inclui na lista de ingredientes outras opções mais amigas da saúde e da dieta.

Além de não ser uma versão tão gordurosa como a original, tem também a vantagem de ser muito fácil de fazer. Vai ver que ficam fofos e apetitosos. No final, pode ainda decorar da forma que mais gostar, seja com frutos secos ou com outros produtos de pastelaria.

Do que precisa

— 100 mililitros de leite vegetal
— 130 gramas de farinha de espelta integral
— Uma tablete de chocolate de culinária
— 60 gramas de açúcar de coco (ou outro adoçante a gosto)
— Dois ovos
— Pistácios a gosto
— Duas colheres sopa óleo de coco
— Uma colher de chá de fermento
— Uma colher de café bicarbonato de sódio
— Sal Q.B.

Como se faz

O processo é muito simples. Basta juntar todos os ingredientes e misturá-los bem. Pode usar para isso um robô de cozinha, uma batedeira ou qualquer utensílio que ajude a misturar a massa.

Como acontece noutras receitas, comece pelos ingredientes líquidos, como o leite vegetal, os ovos e o óleo de coco. Depois, junte os ingredientes secos, como são a farinha de espelta integral, o fermento, o açúcar de coco e o bicarbonato de sódio.

Quando já tiver a massa pronta, distribua-a por uma forma de donuts — aquelas com vários recipientes por forma e com o respetivo buraco no meio em cada um. A seguir, leve ao forno a 180ºC durante cerca de 15 minutos.

Enquanto espera que os donuts cozam, prepare a cobertura temperando o chocolate com óleo de coco. Para isso basta partir o chocolate em pedaços pequenos e derreter no microondas durante 20 segundos a uma potência de 750W. Quando terminar esse tempo mexa e volte a colocar mais 20 segundos, repetindo o processo até que esteja praticamente derretido.

Quando achar que o chocolate está com a textura e consistência ideal, retire os donuts da forma e mergulhe-os no chocolate. Depois, basta espalhar um pouco de pistácios picados por cima. Se preferir, pode trocá-los por outros frutos secos que goste mais.

Se é mesmo fã de chocolate, carregue na galeria para descobrir algumas receitas saudáveis com este ingrediente como estrela.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT