Alimentação Saudável

Estes Donuts sem açúcar são tudo o que precisamos na vida (e mais além)

A receita é feita na air fryer, com apenas três ingredientes. São uma belíssima solução para o lanche dos miúdos.
Sao igualmente deliciosos.

Ser guloso não tem de ser um problema para a vida. Os Donuts, por exemplo, fazem parte da lista de doces proibidos para quem quer perder peso, mas há exceções. Na verdade, hoje em dia, existem versões saudáveis para tudo, incluindo para os alimentos que, normalmente, são processados e cheios de açúcar. 

A receita saudável dos Donuts, criada por Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha de Sabores”, leva apenas três ingredientes — e não tem açúcar. São fofinhos, macios e têm um sabor iguais aos tradicionais, mas sem fritar. Podem ser cozinhados na air fryer ou no forno.

Esta versão fit vai ser especialmente popular entre os miúdos e pode perfeitamente ser incluída num lanche, sem prejudicar a saúde ou a dieta da família.

Do que precisa

250 gramas de farinha de trigo com fermento (ou farinha de aveia e 2 colheres de chá de fermento ou farinha de trigo sem fermento e 2 colheres de chá de fermento)
200 gramas de iogurte natural light (ou iogurte de baunilha, ou 2 bananas pequenas, ou 150 gramas de puré de maçã)
adoçar a gosto

Para a cobertura

2 colheres de sopa de eritritol com stevia
1 colher de chá de canela

Como se faz

Comece por misturar a farinha com o iogurte e o adoçante escolhido. Forme uma bola de massa maleável e divida em oito pedaços. A seguir, faça uma pequena bola com cada pedaço e abra um buraco no meio. A abertura deverá ser larga para dar espaço para crescer.

Coloque numa folha de papel vegetal e pincele com água. Leve à air fryer (na função de fritar) a 185 graus, durante oito a dez minutos. Vire-os a meio do tempo. Misture o eritritol com a canela e volte a pincelar com água. No final, pode chamar os miúdos(eles vão adorar esta parte): esfregue os donuts na mistura de canela.

A engenheira de profissão e apaixonada por alimentação saudável sugere que, no caso de não fazer nenhuma cobertura doce, pode adoçar mais a massa. Por exemplo, pode usar stevia, eritritol ou xilitol. Se usar um ingrediente adoçante liquido, como o agave, deve diminuir proporcionalmente no iogurte, ou seja, por cada colher de sopa de xarope ou mel que adicionar, retira de iogurte.

Se é fã de doces, carregue na galeria para conhecer as versões fit de outras sobremesas populares e irresistíveis.

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