Alimentação Saudável

Estes muffins de chocolate com aveia são low carb (e muito saborosos)

São uma versão mais saudável da famosa iguaria que nasceu no Reino Unido há vários séculos. Vale a pena experimentar.
O resultado final da receita.

Comer bolo de chocolate raramente é um sacrifício, mas nos dias frios ou chuvosos ainda sabe melhor. E quando decidimos pôr mãos na massa, o aroma a cacau que sai do forno e se espalha pela casa é incomparável. É uma aposta que nunca falha. E se em vez de um, forem vários em pequenas doses individuais, mais felizes os miúdos (e os adultos) ficam.

Os muffins já conquistaram o seu lugar na lista de iguarias favoritas de muitos portugueses. Surgiram no Reino Unido, entre os séculos X e XI, e eram considerados uma espécie de pão doce. Aliás, o nome deste doce vem da palavra francesa “moufflet”, que é usada para descrever pão macio. Na altura, ninguém imaginava que viriam a ser apreciados um pouco por todo o mundo.

Caso esteja à procura de uma nova versão para experimentar pode sempre seguir a receita de Sandra Nereu. Esta variante, além de deliciosa, é baixa em hidratos de carbono. Ou seja, é uma ótima opção para quem está a tentar emagrecer ou controlar o peso. Porém, ser comidos com moderação.

Do que precisa

— 180 gramas de farinha de aveia
— 50 gramas de cacau em pó magro
— 1 colher de chá de fermento
— 6 colheres de sopa de xilitol (ou 10 de outro ingrediente adoçante que preferir)
— 150 mililitros de leite ou bebida vegetal
— 10 mililitros de sumo de limão ou vinagre
— 3 ovos
— 60 mililitros de azeite
— 1 pacote de 70 gramas bolachas saudáveis tipo Oreo saudáveis (a autora da receita utilizou as da Prozis)

Como se faz

Comece por misturar o sumo de limão (ou vinagre) com o leite. Mexa. Deixe repousar durante 3 a 4 minutos. Numa tigela misture a farinha, o cacau, o fermento e o xilitol. Abra um espaço no meio e coloque os ovos e o leite. Mexa a zona central, até os ovos e leite estarem homogéneos. De seguida, envolva para os lados na mistura de farinha, sem bater e sem misturar demasiado. Adicione o azeite e envolva novamente.

Aqueça o forno a 180 graus. Unte ou forre formas de queque. De seguida, parta as bolachas em pequenos pedaços. Reserve alguns maiores para a decoração e envolva na massa os restantes. Divida a massa pelas formas e leve ao forno 15 a 17 minutos.

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