A obesidade infantil está associada a uma maior probabilidade de incidência de obesidade e incapacidade na vida adulta, entre outras complicações, como a diabetes ou hipertensão arterial. Em Portugal, os números são dramáticos: a obesidade infantil afeta 31,9 por cento das crianças e cerca de 13,5 por cento têm excesso de peso.
Assim, é importante pensar na alimentação dos miúdos cuidadosamente, até mesmo nos mais pequenos lanches ou snacks. E isso não tem de ser difícil para os pais. A gama infantil Continente Equilíbrio tem vários produtos, dos cereais ao leite, passando por sumos, nutricionalmente mais equilibrados do que as suas versões convencionais — e sem adição de açúcar. À semelhança dos restantes produtos da marca Continente Equilíbrio, estes foram desenvolvidos e validados pela equipa de nutrição do Continente e cumprem, por isso, rigorosos critérios nutricionais.
“Esta gama surgiu após alguns estudos e conversas com consumidores da marca Continente Equilíbrio que, enquanto pais ou com familiares mais novos, nos desafiaram a desenvolver produtos nutricionalmente equilibrados, formulados especificamente para crianças, sem comprometer o sabor, e com uma embalagem atrativa. Por isso, escolhemos os produtos que as crianças mais adoram — como os cereais em bolas de chocolate ou estrelas, que tanto vemos nas prateleiras das nossas lojas de diversas marcas, ou os pacotes de sumo ou de leite — e desenvolvemos receitas saudáveis, mas com os sabores de que eles tanto gostam”, refere Mayumi Delgado, responsável pela equipa de Nutrição do Continente.
Nos cereais — que são um produto que gera sempre algumas dúvidas entre os pais —, as receitas da gama Continente Equilíbrio destacam-se das versões convencionais por serem adoçados apenas com fruta (sem açúcares adicionados), o que também interfere com o teor de açúcares simples, que se apresenta em grau inferior ao registado nas versões convencionais. No caso das estrelas, por exemplo, a base é de manga e abóbora, enquanto as bolas de chocolate são feitas à base de milho, aveia e arroz com cacau em pó.
Além disso, provêm de produção biológica. Os cereais são feitos à base de farinha de aveia integral e apresentam um elevado teor de fibra, o que é super importante para a saúde intestinal dos mais pequenos.
Para os pais mais exigentes, é importante referir que estes produtos foram ainda formulados para cumprir os critérios nutricionais definidos, em 2019, pela Direção Geral da Saúde (DGS), no âmbito das restrições à publicidade alimentar dirigida a crianças, na categoria dos cereais de pequeno-almoço.
Por cada 100 gramas de produto, o teor de açúcar total não ultrapassa os 15 gramas, o sal não ultrapassa um grama e a gordura saturada não ultrapassa os 1,5 gramas.
“Os produtos foram testados e aprovados por mais de 500 crianças, que experimentaram várias receitas, e fizeram as suas escolhas”, acrescenta Mayumi Delgado.