Alimentação Saudável

Estes sonhos fit e sem glúten são mesmo reais — e irresistíveis

São obrigatórios à mesa na noite de consoada, mas este ano pode fazer uma alternativa mais saudável e igualmente deliciosa.
São idênticos aos originais.

Os doces típicos de Natal tornam esta época um verdadeiro desafio para quem está em processo de perda de peso ou para os que apenas tentammanter uma alimentação saudável. Se em 2022 está empenhado em reduzir os níveis de glicémia na consoada, saiba que é possível adaptar as receitas mais tradicionais de modo a que se tornem mais saudáveis.

É quase impossível resistir às rabanadas, sonhos, arroz doce e bolo-rei que estão durante vários dias em cima da mesa. Vá, e aos bombons Ferrero Rocher, Mon Chéri e todos os outros, não esquecendo os chocolates Pai Natal. Resumindo: é uma (deliciosa) desgraça. Mas há alternativas para quase tudo. Este ano já lhe demos opções mais saudáveis de rafellos, rabanadas e até bolo rainha. Agora trazemos-lhe mais uma: sonhos saudáveis.

Os sonhos são um doce típico da gastronomia portuguesa sobretudo na época natalícia. Porém, segundo os registos mais antigos, a origem da receita leva-nos até à Turquia, onde este doce em forma de bola representa o sol nascente, a luz e o amor. Não se sabe se esta lenda é verdadeira, mas uma coisa é certa: quem os prova fica apaixonado pela sobremesa natalícia.

A sugestão da Ana Guerreiro, autora do blogue “Mamã Paleo”, é uma versão sem glúten e sem lacticínios que promete agradar a todos.

Do que precisa

— 350 gramas de abóbora crua
— 30 gramas de xilitol
— 1/2 pau de canela
—  casca de laranja
— 2 ovos
— 1 colher de sopa de óleo de coco
— 120 gramas de farinha sem glúten
— 50 gramas de farinha de amêndoa
— 30 gramas de polvilho doce
— 2 colheres de sopa de azeite
— 1 colher de sopa de vinho do porto ou aguardente
— 1 colher de chá de fermento
— raspa de uma laranja

Como se faz

Comece pro cozer a abóbora com o xilitol, a casca de laranja, o 1/2 pau de canela e o óleo de coco, até estar bem macia. Retire o pau de canela e a casca de laranja. Triture a abóbora.

Misture todos os ingredientes secos. Junte os ingredientes líquidos ao puré de abóbora. Adicione as farinhas e mexa muito bem.
Aqueça o óleo de coco e frite pequenas colheradas de chá da massa, até ficarem douradas.

Para finalizar pode polvilhar com canela em pó e xilitol.

Se é fã deste doce, carregue na galeria para conhecer mais algumas alterativas amigas da dieta.

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